Propriedades do Gengibre

propriedades do gengibre

Desde a antiguidade, o gengibre é reverenciado como planta medicinal e tempero. Na Idade Média, os europeus acreditavam que o gengibre provinha do jardim do Éden, sendo apreciado pelos curandeiros. Alivia náuseas e tontura, alivia a dor e a inflamação da artrite, alivia as dores musculares, alivia alergias, reduz a flatulência. Você pode encontrar o gengibre de várias formas, Cápsulas, Comprimidos, Cápsulas gelatinosas, Óleo, Tintura Líquido, Raiz fresca ou desidratada/Chá, Cristais.

Reconhecido por suas propriedades antieméticas (contra os vómitos), o gengibre é natural da índia e da China, assim como da Jamaica e de outras regiões tropicais. Essa planta medicinal perene de climas quentes apresenta uma relação próxima com a açafroeira e a manjerona, e seus rizomos são utilizados para fins culinários e terapêuticos. Como tempero, o gengibre adiciona um sabor picante a alimentos muito diferentes como carne de porco assada e até biscoitos. Ele é muito importante na medicina tradicional.

Por milhares de anos, em todo o planeta, esse tempero picante tem sido popular no tratamento de problemas digestivos, que variam de uma discreta indigestão ou flatulência a náuseas e vómitos. Além disso, ajuda a aliviar resfriados e artrites. As pesquisas modernas dos princípios ativos do gengibre confirmam a eficácia de várias preparações tradicionais.

BENEFÍCIOS PRINCIPAIS:

O que você faz com um marinheiro enjoado? A resposta é: dê-lhe gengibre. Em um estudo dinamarquês, 40 cadetes navais tomaram 1 g de gengibre em pó por dia e sofreram bem menos de suor frio e vómitos (manifestações clássicas de enjoo marítimo) que os 39 que tomaram placebo.

Como o gengibre atua basicamente no trato digestivo, estimulando os sucos digestivos e neutralizando ácidos, seria uma boa alternativa para os medicamentos antieméticos que podem afetar o sistema nervoso central e provocar sonolência. Os estudos de mulheres submetidas a laparoscopia exploradora ou cirurgias ginecológicas de grande porte mostraram que o consumo de 1 g de gengibre antes da cirurgia pode reduzir significativamente as náuseas e os vómitos pós-operatórios, efeitos colaterais comuns da intervenção cirúrgica e da anestesia. O gengibre também parece aliviar as náuseas provocadas pela quimioterapia, embora seja melhor ingeri-lo às refeições para minimizar a irritação gástrica.

Os efeitos antieméticos do gengibre ajudam a aliviar a tontura, um problema comum em pacientes idosos, assim como o enjoo matinal. Durante anos, o gengibre tem sido um elemento importante da medicina popular, basicamente para aliviar o desconforto gástrico. Os suplementos de gengibre (ou a polpa fresca misturada com suco de limão) também são bons para combater a flatulência. AS propriedades antiinflamatórias e analgésicas do gengibre ajudam a aliviar as dores musculares (mialgia) e a dor crónica associada a artrite e a outros problemas de saúde. Em um estudo de sete mulheres com artrite reumatóide (uma doença auto-imune caracterizada por inflamação grave), o consumo de apenas 5 g de gengibre fresco ou de cápsulas de gengibre contendo até 1 g de gengibre em pó reduziu a dor e a inflamação articulares. Suas propriedades antiinflamatórias sugerem que o gengibre pode aliviar a constrição brônquica decorrente de resfriado ou alergia.

Como tomar o Gengibre

Para evitar o enjoo causado pelo movimento, tontura e náuseas; para reduzir a flatulência e aliviar dor crónica ou da artrite reumatóide: Tome gengibre até três vezes ao dia ou a cada quatro horas, conforme a necessidade. A dose habitual é de 100 a 200 mg do extrato padronizado na forma de comprimidos; 1 a 2 g de pó fresco de gengibre ou uma fatia (1,25 cm) de raiz fresca de gengibre. Outras apresentações incluem chá de gengibre (em saquinhos ou 1/2 colher de chá de raiz de gengibre ralada por xícara de água bem quente) ou ginger ale (uma bebida que contém gengibre) e podem ser usadas várias vezes ao dia para fins semelhantes e para artrite e analgesia. Se for viajar, use cristais de gengibre: Cada cristal contém cerca de 500 mg de gengibre. Para dores musculares: Friccionar várias gotas de óleo de gengibre, misturado com 15 ml de óleo de amêndoas ou outro óleo neutro, nas áreas doloridas. Para alívio de alergia: Beba até quatro xícaras de chá de gengibre por dia para aliviar os sintomas.

Share and Enjoy !

Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *