• G+

Óleos e seus benefícios aromáticos

Óleos e seus benefícios aromáticos

Óleos essenciais são compostos aromáticos voláteis extraídos de plantas aromáticas por processos de destilação, compressão de frutos ou extração com o uso de solventes. Geralmente são altamente complexos, compostos às vezes de mais de uma centena de componentes químicos, variados, obtidos através da técnica de hidrodestilação. No caso específico de frutos cítricos, o óleo é obtido através de prensagem a frio do fruto Cada planta contém uma combinação única de óleos nas raízes, caules, folhas, sementes e flores que se designa por óleo essencial.

Os óleos essências de algumas plantas são usados para promover o equilíbrio e  a harmonia do corpo, da mente e do espírito. Seus benefícios terapêuticos podem derivar do efeito que exercem sobre os hormônios e outros mensageiros químicos no organismo e no cérebro.

Veja abaixo alguns óleos e seus benefícios.

Alecrim

Rosmarinus officinalis

Estimula a memória, alivia a indigestão e os gazes; melhoras a circulação; alivia s adores musculares; limpa e estimula a pele; combate infecções.

Alfazema

Lavandula officinalis

Combate a ansiedade, o stress e a depressão. Estimula a renovação das células da pele; reduz as inflamações da pele; ajuda a tratar aftas na boca; reduz o mau hálito e os enjôos.

Camomila romana

Anthemis nobilis

Relaxante; reduz a ansiedade; ajuda a limpar a acne e erupções e inflamações da pele; reduz as inflamações dos músculos; estimula o apetite; combate a diarréia.

Eucalipitus

Eucalyptus globulus

Estimula o estado de vigília; clareia a mente; ajuda no combate de resfriados e gripes; alivia as tosses secas; combate infecções cutâneas; como furúnculos e espinhas; reduz os inchaços e as dores musculares.

Gerânio

Geranium robertianum

Ajuda a reduzir o stress e a ansiedade; tonifica e limpa a pele; combate infecções na boca e garganta; estimula pop fígado e limpa o aparelho digestivo; ajuda o organismo a eliminar as toxinas; combate a retenção de líquidos.

Hortelã pimenta

Mentha piperita

Melhora o estado de espírito; útil no tratamento de choques emocionais; ajuda a reduzir a tosse e as inflamações da garganta; alivia as cólicas intestinais e  a azia; alivia o enjôo do movimento.

Manjerona

Origanum marjorana

Acalma e conforta em caso de tristeza; solidão e perdas afetivas; alivia problemas respiratórios, como a bronquite e a asma; ajuda a aliviar a prisão de ventre; alivia as cãibras

Melaleuca

Melaleuca auternifolia

Não tem benéficos especiais, atua com anti-séptico nas inflamações bacterianas, particularmente da pele; utilizada de limpeza de cortes superficiais.

Sândalo

Santalum album

Sedativo e relaxante; bom remédio para a insônia; alivia as irritações na garganta, a bronquite e a asma; a macia a pele seca; combate a  capa alivia vômitos e diarréias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

One Comment

  1. Pingback: Propriedades do Gengibre -

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *