10 Crendices Alimentares. Você já ouviu alguma dessas?

10 Crendices Alimentares

10 crendices alimentares. Você já ouviu alguma dessas?

Muitas vezes nos deparamos com crendices ou superstições que alguém ouviu falar ou mesmo nossa avós se referiam a elas tipo: tomar leite com manga ou que o café faz mal a saúde coisas deste tipo.

Reuni algumas curiosidades neste post da uma olhada e me diga o que achou, e se souber de alguma que queira compartilhar é só deixar lá nos comentários.

 

01 – O café faz mal à saúde?

 

O café combate à fadiga e melhora o desempenho cerebral (memória e capacidade de concentração). Tem efeito termogénico (queima mais calorias) e estimula a função renal. Além de outros benefícios tanto da parte cerebral como física. Porem seu excesso é prejudicial por acumular muita cafeína na corrente sanguínea. Das 10 crendices alimentares esta está desfeita.

02 – A dieta da combinação de alimentos ajuda a emagrecer?

Não é verdade. O conjunto de fermentações produzido pelo estômago e pelo pâncreas permite digerir, ao mesmo tempo, proteínas, gorduras e carboidratos.

Até hoje, não existem provas científicas de que separarem uma dieta alimentos proteicos dos que contêm carboidratos ajuda a reduzir o peso.

A diferença está na quantidade consumida e na qualidade de sua alimentação. Das 10 crendices alimentares esta está detonada.

 

03 – Alimentos com baixa gordura são sempre melhores?

 

A privação de gordura impede que as mensagens sejam transmitidas entre os neurotransmissores dificultando a recepção pelos axônios resultando todos os tipos de falhas neurais no corpo. Uma das 10 crendices alimentares que não procede.

Existem  boas gorduras e gorduras ruins, as gorduras corretas nas quantidades adequadas podem realmente ajudar na perda de peso e na regulação do colesterol.

O mito de alimentos ricos em gordura versus baixo teor de gordura é aquele que há muito tempo existe.

Na verdade, muitos produtos que têm “baixo teor de gordura” são baixos em gorduras boas, ou a substituem por outros ingredientes como açúcares e sódio e uma boa quantidade de produtos químicos.

“Muitas dietas com baixo teor de gordura são altas em açúcares e carboidratos refinados (isto é, farinha branca), cada vez mais ligados ao aumento das taxas de doenças cardíacas”.

Colesterol é determinante para inúmeras funções, é a principal matéria-prima para a formação de hormônios femininos e masculinos e para a formação da vitamina D e da bílis.

 

 04 – As proteínas de origem animal são fundamentais para a nossa saúde?

 

Não. É possível retirar as proteínas de origem animal do cardápio sem prejudicar a saúde, mas para isso é necessário variá-lo bastante e colorir o máximo possível com uma grande quantidade diversificada de frutas, verduras, legumes, cereais e leguminosas.

A diferença é que as proteínas de origem animal são completas e as de origem vegetal, presentes principalmente nos cereais, tubérculos e leguminosas, contém os mesmos aminoácidos, porém são incompletas e por isso necessitam umas das outras.

Existem também grãos como a quinoa e o amaranto que têm uma quantidade proteica excelente. Além disso, vale lembrar que o consumo excessivo de proteína de origem animal não faz bem para ninguém.

A única vitamina que precisamos suplementar, quando retiramos as carnes, é a B12, porque a mesma nos vegetais é muito baixa e em alguns até inexistentes. Outra das 10 crendices alimentares que está desfeita.

 

05 – Barra de cereal é um lanche saudável

Um alimento que contém frutas e fonte de fibras só poderia ser saudável? Será?

Cheias de corantes artificiais e outros ingredientes nada saudáveis.

Quando vamos ao supermercado e nos deparamos com a quantidade de barras disponíveis, podemos observar que em sua maioria todas as marcas destacam nas embalagens: “pedaços de frutas”, “grãos integrais” e “fonte de fibras”, para nos passar a ideia de que são saudáveis.

E as pessoas acabam caindo nesta conversa. Elas têm taxas de açúcar e gorduras saturadas altíssimas, e são pobres em fibras e proteínas. Esta então é completamente fora das 10 crendices alimentares.

 

06 – Gelatina é saudável

 

A gelatina não conta com praticamente nenhum nutriente na sua composição, é o resultado de uma mistura de aditivos químicos nocivos à nossa saúde.

Para ser considerada uma boa opção para quem deseja emagrecer é recomendável que opte pela gelatina incolor e adicione suco de frutas.

Presente não só na gelatina, mas também na composição dos refrigerantes e dos refrescos em pó, o aspartame, substituto químico do açúcar, é um desses ingredientes considerados nocivos à saúde.

Depois do consumo, o aspartame é convertido em formaldeído (formol) é usado como coagulante na gelatina industrializada.

Se for consumida com frequência, seus aditivos químicos podem causar erosão na parede do intestino, prejudicando o seu funcionamento.

Além de contribuir com aumento de peso também pode ser causar avitaminose (falta de vitaminas e minerais) no organismo. Além de ser uma grande enganação é uma das 10 crendices alimentares mais populares

 

07 – Refrigerantes ‘zero’ podem ser consumidos à vontade

Algumas dietas que só levam em consideração as calorias dos alimentos costumam liberar a ingestão de refrigerantes sem açúcar, como se o seu único problema fosse este ingrediente.

Porém, os excessos de sódio, corantes, cafeína e de aditivos químicos são grandes inimigos da nossa saúde.

Eles podem destruir as células de defesa do intestino prejudicando o sistema imunológico como um todo.

Assim como o excesso de açúcar, inclusive o açúcar químico esta relacionado cientificamente com casos de hiperatividade, distúrbios de comportamento e déficit de atenção.

Entre os que querem emagrecer também há desvantagens nesse consumo, o excesso de sódio, por exemplo, retém muito líquido, o que ajuda a aumentar as medidas, os adoçantes artificiais podem causar resistência à insulina, que também contribui com o aumento de peso.

Além de não possuir nenhum nutriente, rouba o cálcio do organismo favorecendo a osteoporose.

Por isso das 10 crendices alimentares está é a que mais pessoas acabam se viciando.

 

08 – Granola é saudável?

Só porque reúne aveia, amêndoas, frutas secas que a granola é o alimento mais saudável do mundo. Muitas delas contêm grandes quantidades de açúcares.

Existe uma controvérsia da granola para a saúde. Enquanto uns dizem para você evitar a granola, outros incentivam você a inseri-la no cardápio devido as suas propriedades nutricionais, mas quais seriam estas controvérsias? Vejamos:

Bom funcionamento intestinal, Redução do colesterol ruim, Saúde do coração.

Mas nem toda granola e de qualidade e como mencionei, a maioria tem mais açúcares e aditivos químicos do que grãos saudáveis. Das 10 crendices alimentares está muito cheia de açúcares kkkkkk.

 

09 – Pães e biscoitos integrais são mais saudáveis do que os refinados?

Quem faz pão em casa verdadeiramente integral sabe que ele costuma ficar com outra textura do que o branco, e estraga bem mais rápido por não conter os aditivos químicos da indústria de panificação.

Quando você compra o pão integral na padaria este pão não é 100% integral, pois a farinha é misturada.

O que acontece é que para os ingredientes integrais adquirirem a mesma consistência dos tradicionais eles precisam acrescentar mais glúten e produtos químicos como o propionato de cálcio, ácido propinoico e bromato de potássio à fórmula.

Este acréscimo acaba com os benefícios que poderiam trazer ao intestino e também e com isso acaba deixando os supostamente integrais com índice glicêmico igual aos refinados.

Já o glúten, gera processos inflamatórios no nosso intestino, alterando a sua permeabilidade e desencadeando processos inflamatórios no organismo.

A grande maioria dos biscoitos “integrais “encontrado nos supermercados, revela que uma pequena quantidade contem farinhas integrais ou cereais integrais como ingredientes principais, e praticamente nenhuma possui um alto teor de fibras.

Vale salientar que os biscoitos integrais aqui mencionados são os industrializados. Das 10 crendices alimentares está realmente detonada.

 

10 – Os laticínios são a maior fonte de cálcio?

O leite de vaca possui três vezes mais proteína do que precisamos, esse excesso de proteína faz com que o sangue fique mais ácido do que deveria.

Então para ficar equilibrado, um dos recursos que o nosso organismo utiliza é retirar o cálcio de dentro dos nossos ossos, para devolvê-lo à corrente sanguínea.

As frutas, verduras e os legumes também tem esta função alcalinizadora e que, portanto, ajuda a manter o cálcio no seu devido lugar.

Outras fontes de cálcio, são legumes, verduras escuras e leguminosas, como feijão, ervilha, lentilha ou grão de bico, que são cada vez menos consumidos por aqui. Outra das 10 crendices alimentares que está detonada.

 

Posteriormente estarei falando sobre o glúten e sobre os tipos de açúcar seus benefícios e maléficos.

Nas próximas postagens vou dar dicas de como emagrecer com alimentação saudável. Enquanto isso você pode  baixar grátis               “Como Emagrecer com alimentação Saudável”

 

Até a próxima.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *