Saúde bem-estar físico e mental e como o tempo trabalha

Saúde bem-estar físico e mental e como o tempo trabalha

 

Nosso corpo envelhece. O oxigênio que nos dá a vida é o mesmo que nos tira a vida: o estresse oxidativo é um dos principais reguladores do envelhecimento de nossos tecidos. Esse processo está diretamente associado à redução da capacidade biológica de nosso corpo nas suas diversas esferas: hormonal, inflamatória, imune, absortiva, proteica, enzimática e epigenética.

Quando nosso corpo envelhece através da oxidação biológica lá no principal motor do envelhecimento que fica dentro de nossas células as mitocôndrias, elas é que fazem a respiração celular para dar energia, porem com o tempo acabam gerando resíduos que são os radicais livres estas  moléculas perdem um elétron acabando por danificar a própria célula.


Com o tempo os danos se acumulam, fazendo o corpo envelhecer. Além disso, a divisão celular desordenada também ajuda a envelhecer. Ao longo da vida, algumas células se multiplicam constantemente. A cada divisão, fragmentos de DNA são perdidos, causando pequenos erros genéticos que são passados para as células-filhas.

Isso acontece até que a célula não consegue mais se dividir ou é destruída pelo próprio organismo por conter muitos erros. Com a diminuição dos músculos e queimando menos  calorias o corpo não precisa de tanta energia para funcionar. Na terceira idade, a tireoide tem um funcionamento mais lento, sendo o metabolismo desacelerado. Isso tudo aumenta o risco de engordar. A gordura em excesso pode ser fatal quando é acumulada nas artérias, e pode causar infartos. Você sabia que os ossos da face passam por um processo de renovação, e que quando você estiver com 50 anos, você já está na 25ª cópia!!

Portanto, para começar a se cuidar e ter a capacidade física, emocional e mental  transformadas, é necessário fazer trocas inteligentes isso estara diretamente associado ao desenvolvimento dos diversos componentes da saúde, e que provoca a melhora da qualidade de vida e o projeta para um estado de bem-estar física, mental e emocional.

 

Planeje desde o início

Faz-se necessário começar a mudar seu estilo de vida buscando orientações adequadas. Essas orientações podem ser dadas pelo seu médico geriatra que provavelmente vai lhe receitar várias drogas químicas, por um nutricionista ou por um Coache Alimentar, onde será feito uma avaliação previa e prescrito um guia de alimentação e exercícios, através de um planejamento para começar!

Com o tempo você vai aprender a planejar suas refeições, e horários dentro de sua  rotina, bem como no seu sono. É importante começar a fazer as mudanças com calma e ir trocando aos poucos seus hábitos alimentares. Caso contrario será difícil largar totalmente os hábitos nocivos

Fazendo trocas inteligentes

Tome a decisão de deixar de consumir produtos industrializados tais como: Farinha branca, sal refinado, açúcar refinado, refrigerantes e fritura. É neste processo que você vai começar a sentir a diferença. Quanto mais produtos naturais você consumir,  melhores serão os resultados!

 

Beber bastante água

A hidratação é indispensável pelo simples fato de que pessoas desidratadas ficam mais cansadas, desanimadas e cheias de toxinas. E o corpo fica desidratado envelhece muito mais rápido, a pele fica sem brilho, os cabelos ficam opacos  e o intestino pode fica preso e começa a criar flatulência.

Todos esses fatores juntos são terríveis para sua saúde. Portanto, prepare-se para tomar pelo menos 2 litros de água por dia!

Coma mais gorduras do bem

As gorduras vegetais auxiliam no aumento de massa magra, auxiliam na regulação e  na produção de hormônios, dando energia e disposição.

Consuma de preferência nas suas refeições ou em preparações do tipo banana amassada shakes, pequenas porções de: castanhas, amêndoas, amendoim, gergelim quinoa, chia, semente de girassol, gengibre, óleo de coco. Todos são nutrientes que vão fortalecer seu sistema imunológico, proteger sua memória, reduzir o colesterol e  triglicerídeos, ajudando a combater a esclerose múltipla diabetes, controlar os níveis de açúcar no sangue são antioxidantes entre tantas outras. Você pode comer separadamente estas oleaginosas, forma que preferir, ou pode adquirir estas oleaginosas mencionadas aqui e mais outras que fazem parte da “Multimistura” ela é um composto alimentar de com dez ingredientes naturais e orgânicos, sem conservantes nem aditivos químicos, sem glúten e sem lactose. Pronta para consumo.  Para saber mais a respeito da  “A Multimistura” como é elaborada e  processada clique no link “Multimistura”

A falta de uma alimentação adequada pode resultar em: fadiga, sono, stress, alteração no humor, desânimo, depressão, perda de massa muscular Por opte por uma alimentação balanceada e integral isso, opte, por exemplo, por trocar os carboidratos refinados pelos carboidratos naturais e integrais!

Deixe seus comentários caso tenha gostado da matéria.

Fiquem com Deus e até a próxima.

2 Comments

  1. Silmaia Iara de Andrade Moreno

    Excelentes dicas !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *