O que consumir no inverno?

O que consumir no inverno?

 

O inverno começou oficialmente no Brasil e, nos últimos dias, o frio tem se intensificado. Com as temperaturas baixas, é importante pensar em como fica a nossa saúde.

E quando a temperatura baixa a sensação de fome aumenta. Isso acontece porque, durante o inverno, porque o organismo aumenta o gasto calórico para manter a temperatura do corpo e, consequentemente, pede um maior consumo de alimentos mais calóricos para equilibrar o metabolismo.

Nosso organismo tem algumas necessidades diferentes no inverno e também reage de forma distinta quando a temperatura cai, e é imprescindível que você se lembre disso para evitar qualquer tipo de problema.

É preciso reforçar o sistema de defesa do nosso corpo para enfrentar as temperaturas baixas. O ideal é adequar nossa alimentação com alimentos calóricos como abacate e outros tipos de gordura boa e ingerir bastante água durante o inverno,  consumir legumes e verduras em abundância, principalmente os ricos em vitamina C.

Para aquecer o corpo nestes dias, muitas pessoas acabam deixando de lado alimentos saudáveis, como frutas e verduras, não podemos esquecer que elas são essenciais para nosso organismo. Já os legumes podem ser refogados, cozidos ou assados, os legumes também são essenciais para manter o corpo saudável. Eles podem ser colocados em sopas, e devem ser muito consumidos na estação.

Caldos e sopas são pratos típicos do inverno e ótimas opções para incluir no cardápio. Podem ser muito nutritivas e boa aliadas da saúde quando bem preparados. Quando são preparadas com produtos integrais aumentam a sensação de saciedade, por causa das fibras.

Além disso, o recomendado é combinar vegetais e legumes com alimentos proteicos como carnes, ovos, abóboras ou cogumelos, ajudam a manter a alimentação balanceada.

 

Aqui vai uma receita fácil de uma sopa saborosa e nutritiva

Sopa de mandioquinha com frango e legumes

1kg de mandioquinha em cubos pequenos

2 litros de água

2 colheres (sopa) de óleo de oliva extra virgem

1 dente de alho amassado

2 xícaras (chá) de alho-poró fatiado

2 folhas de louro

2 xícaras (chá) de peito de frango cozido e desfiado

Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 xícara (chá) de creme de leite fresco

1 cenoura grande

½ xícara (chá) de cebolinha picada

½ cebola roxa ralada

 

Modo de preparo:

Em uma panela, cozinhe a mandioquinha e a cenoura picada na água até ficar macia.

Bata no liquidificador com a água e reserve. Em uma panela, aqueça o óleo, em fogo médio, e frite o alho, a cebola ralada alho-poró e o louro por 3 minutos até que fiquem dourados.

Adicione a mandioquinha batida no liquidificador e o frango desfiado.

Tempere com sal, pimenta e cozinhe por 10 minutos. Desligue o fogo e misture o creme de leite.

 

 

Share and Enjoy !

Shares

Talves você também tenha interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *