• G+

Quanto tempo você passa sentado?

Sentado

Passar muito tempo sentado faz mal?

Após um tempo sem postar aqui no blog, mais pela questão da internet onde moro. Pois estou com dificuldade de acesso. Posto então está matéria bem interessante que aborda a questão do sedentarismo. Onde profissionais ou não que passam horas e horas sentados, seja na frente de um computador ou em outra atividade a ser realizada sentado.

Uma pesquisa feita pela universidade de New South Wales na Austrália, e divulgada no ano passado atestou que ficar sentado por mais de 10 horas por dia aumenta o risco de morte precoce em mais de 48%. A analise foi feita com 222.497 pessoas acima de 45 anos. Segundo o artigo, reduzir o tempo sentado e praticar mais atividade física ajuda a reduzir o risco, tanto para os saudáveis como para aqueles que possuem problemas cardiovasculares, diabetes, sobrepeso ou obesidade. Isso reflete diretamente na saúde da pessoa, mesmo ela estando em dia com a academia ou fazendo caminhadas diárias.

Que trabalha horas e horas sentado ainda corre o risco de adoecer e de morrer mais cedo. O estudo destaca ainda que ter o hábito de sentar por longos períodos afeta o metabolismo e a saúde do coração. A ação também provoca o aumento do nível de triglicerídeos no sangue, bem como a redução do HDL (colesterol bom) e da sensibilidade à insulina, provocada pela alteração da atividade da lipoproteína lipase no organismo. Ainda segundo a pesquisa, o comportamento sedentário também atinge o transporte de glicose para os músculos. Ficar sentado faz muito mal a saúde do corpo e da mente. Tente se exercitar em períodos regulares.

Em outra pesquisa esta alerta que uma vida sedentária pode provocar pelo menos, seis males: doenças crônicas redução da expectativa de vida, saúde mental prejudicada, obesidade, síndrome metabólica e morte por câncer colorretal.  Segundo angiologista Alexandre Medeiros o sedentarismo influencia na circulação arterial e venosa. As pernas sofrem mais com a falta de atividade. Ficar muito tempo sentado dificulta a circulação arterial, podendo causar isquemia cerebral, e a venosa, causando varizes, inchaço e dores nas pernas. A panturrilha tem a função vital na circulação. Ela funciona como uma bomba, caminhar ou simplesmente fazer a dorsoflexão do pé movimentando-o para cima e para baixo já ajuda.

O endocrinologista João Modesto explicou que passar muitas horas sentado afeta o metabolismo gerando a síndrome metabólica. Quando o individuo não se movimenta os processos metabólicos são mais lentos. É o que provoca, por exemplo, o aumento a resistência à insulina, o que gera o aumento de peso e a hipertensão arterial, afirmou o Dr. João. Ele dá a dica para quem senta por muito tempo manter para manter o seu metabolismo funcionando. A cada duas horas sentado, o individuo de ficar em pé pelo menos de 10 a 15 minutos em outra atividade para acelerar o processo metabólico.

Ficar parado gera hábitos ruins

Passar hora e horas sentado acaba gerando um hábito de reter a urina por muito tempo. Esquecer-se de urinar pode contribuir no desenvolvimento de infecções urinarias, principalmente para as mulheres. Outro hábito ruim o de esquecer-se de beber água o que em longo prazo pode vir a provocar cálculos renais, afirma o nefrologista Washington Fonseca. As profissões que mais sofrem com este caso são: Pessoas que trabalham em escritório, na área administrativa, financeira, contábil, as trabalham em fabricas  operando maquinas, motoristas de taxi, ônibus, e principalmente motoristas seja de caminhão ou aqueles que fazem com frequência longas viagens.

E você quantas horas passa sentado? Comente de sua opinião.

Até a próxima.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *