Como ajudar seu sistema imunológico

Como ajudar seu sistema imunológico

 

Como ainda estamos em meio ao surto do (COVID-19), estamos sempre buscando dicas, receitas e poções que prometem ajudar seu sistema imunológico.

Dando foco em nossa alimentação, pois nada melhor que ela, vamos falar dela.

 

Vemos que um único alimento, nutriente ou suplemento pode não ter a resposta para interromper um vírus, mas você pode aumentar suas defesas seguindo uma dieta equilibrada e saudável, desta maneira você estará evitando que ele entre e, seu organismo.

 

Nosso sistema imunológico funciona normalmente, apoiado nas defesas naturais do corpo para combater infecções e doenças. Isso é ainda mais importante à medida que nos envelhecemos.

 

Tudo começa na sua barriga  um sistema imunológico saudável precisa ser suportado por um microbioma intestinal saudável e por boas bactérias intestinais.

Para isso, você deve consumir os prebióticos e probióticos. O que são e onde encontra-los?

 

Probióticos são bactérias vivas que são benéficas para o microbioma intestinal. Eles são especialmente importantes principalmente depois de tomar uma sequência de antibióticos, o que provavelmente deixou seu sistema imunológico baixo. Você pode encontrar probióticos, como lactobacilos e Bifidobacterium, em alguns iogurtes, leite fermentado, azeitonas verdes e alimentos com culturas vivas.

 

 

Enquanto outros alimentos fermentados, como kombucha, kimchi, kefir e chucrute, podem não atender aos critérios científicos a serem considerados probióticos, eles contêm alguns micróbios vivos e compostos benéficos que também podem beneficiar nossa saúde intestinal.

 

Além dos probióticos, você precisará dos prebióticos que os alimentam. Nossas bactérias intestinais saudáveis dependem diariamente da fibra que você as alimenta. Os prebióticos são um tipo especial de fibra que pode ser facilmente encontrada em alimentos integrais, leguminosas e vegetais como alcachofras, aspargos e cebolas, que ajudam a fortalecer nosso sistema imunológico.

 

 

Ao alimentar nossas bactérias intestinais com esses prebióticos e probióticos, eles produzem compostos benéficos que nos ajudam a manter nossa imunidade alta.

 

As gorduras saudáveis

O abacate é uma ótima fruta além de sua versatilidade em combinar com vários pratos, é riquíssima em gorduras saudáveis ​​que podem ajudar a regular a resposta do sistema imunológico à infecção, da próxima vez que for ao mercado não se esqueça de comprar abacate.

 

O azeite de oliva a sim, principalmente o extra-virgem  de alta qualidade fornece polifenóis importantes que outros óleos refinados não possuem. Estes são compostos bioativos que ajudam na luta contra a inflamação sendo uma boa opção de gordura saudável.

As nozes, castanhas e oleaginosas de forma geral também são um ótimo complemento para uma dieta saudável. Um punhado destas sementes pelo menos 5 vezes por semana fornece gorduras saudáveis suficientes e ainda fornecer uma boa fonte de zinco, o que também ajuda a apoiar o sistema imunológico.

 

Os fitonutrientes

 

 

Outra ótima opção pra reforçar nosso sistema imunológico, são os fitonutrientes são substâncias pelas frutas e verduras.

Podemos nos beneficiar destes fitonutrientes comendo muitos  alimentos ricos nestes nutrientes que incluem frutas e vegetais coloridos, legumes, nozes, castanhas, chás, ervas, verdes , grãos integrais e também especiarias. Tente adicionar um pouco de coentro, açafrão, cominho, cenoura, frutas e espinafre em sua alimentação isso ajudará a elevar sua imunidade, além de ter uma comida mais saborosa.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Talves você também tenha interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *