Superalimentos para impulsionar o sistema imunológico

 

 

A pedido de minha amiga Morgana, escrevo este artigo a respeito de superalimentos que por si só favorecem o sistema imunológico como também impulsionam e estão disponíveis em nossa alimentação, mas que não consumimos regularmente. Sócrates o pai da medicina já dizia: Faça de sua alimentação o seu remédio e de seu remédio a sua alimentação. Inclua na sua dieta muitos nutrientes que combatam infecções.

Comece com as proteínas, como pelo menos 50g de carne magra, aves, peixes, ovos, legumes, nozes ou sementes diariamente. As proteínas aumentam a força e também fornecem vitaminas do complexo B, zinco e selênio, que são essenciais para um sistema imunológico saudável.

Os antioxidantes. Compostos bons para a saúde tais como a vitamina C, EE e betacarotenos, estão presentes em muitas frutas e hortaliças. Cozinhe no vapor as hortaliças para minimizar a perda de nutrientes durante a cocção.

Glutationa. Antioxidante que fortalece sistema imunológico e combate infecções. È encontrado em hortaliças como brócolis, couve de Bruxelas, espinafre, e também na melancia.

Bioflavanoides. Nutrientes que aumentam as reações imunológicas e ajudam a acelerar a recuperação. Encontrados nas frutas cítricas , que também são ricas em vitamina C.

Quercitina. Bioflavanoides que estimula o sistema imunológico. Esses alimentos ricos em quercetina estão o brócolis, frutas cítricas e a cebola.

Zinco. Importante para um sistema imunológico saudável e ressistente as infecções. Entre os alimentos ricos em zinco estão ostras, ovos, sementes, nozes, e cereais integrais. Na nossa cozinha um dos temperos mais usados o alho é um excelente antioxidante, muito eficaz contra certos tipos de vírus que causam a gripe, combate também bactérias e fungos. Rico em componentes que ativam o sistema imunológico, agi como coadjuvante no tratamento de varias enfermidades.

Os seus compostos fotoquímicos a alicina e o ajoeno, ajudam a baixar os níveis de açúcar no sangue. Ainda inibe a produção do mau colesterol e impedem a arteriosclerose. Para poder aproveitar todo o poder do alho o mesmo deverá ser consumido através de ingestão diária de 600 a 900 miligramas, ou seja, um dente de alho grande, porem o mesmo tem que ser amassado para liberar sua propriedades.

Também poderá fazer uso de capsulas de alho, desde que seja de fabricante confiável. Outros antioxidantes que estão nesta esteira são a Salvia, o guaco, gengibre, eucalipto e a malva. Eles são ótimos para a preparação de chás ou inalações, pois diminuem muito os sintomas das gripes e resfriados, tais como irritação, inflamação de garganta, e tosses. Todos esses são alimentos eficazes para aumentar a imunidade de nosso organismo Na sua refeição diária busque comer a cenoura crua, pois ela é rica em betacaroteno, e concentra muita vitamina A.

Pode ser encontrada nos seguintes alimentos: Fígado de peixe, Pimenta vermelha, Alfafa germinada, Salsa, Agrião, Damasco seco, e Legumes verdes tais como a couve, rúcula, e a mostarda. Ela combate a sinusite, infecção da garganta, dos brônquios, e dos intestinos. Adicionam forças as defesas do organismo contra qualquer infecção proveniente de vírus ou bactérias. Já os minerais, um dos mais ricos é o magnésio e o selênio.

O magnésio serve para Combate infecções, Ossos, dentes, cabelos, Prevenção do câncer, Prevenção dos cálculos renais. Você encontra nas frutas secas, Verduras, Mel, Nozes (oleaginosos) e sua ingestão deverá ser de 500 a 1.000 mg Selênio é um ótimo antioxidante, pois aumenta a ação da vitamina E ótimo se você sofre do Fígado e tem caspa ele pode ser encontrado em abundancia no ovo, na cebola, no alho, como podemos observar o alho esta em todas. E a sua quantidade é de 50 mcg por dia. Para que você tenha as doses necessárias destes minerais basta comer 3 castanhas do Pará por dia.

Habitua-se a comer pelo menos duas vezes por semana peixes ricos em ômega 3 que ajudam a combater as infecções e reduz o colesterol ruim, atum, sardinha, salmão também são bons. O zinco é um mineral em destaque da imunidade suplementar ao corpo. Este mineral faz parte de mais de 300 enzimas, sendo essencial para que inúmeras reações químicas ocorram no nosso organismo. Tais como metabolismo glandular – sobretudo genital (problemas sexuais e do pâncreas, diabetes) e Cicatrização de feridas.

É encontrado nas carnes, cereais integrais, oleaginosas (castanha-do-Pará, castanha de caju, nozes, amêndoas), sementes (linhaça), leguminosas (feijão, grão de bico, ervilha). O pimentão, a couve flor, brócolis são alimentos que atuam nas células brancas auxiliando no combate de infecções do sangue e aumentam os níveis de interferon, formando uma capa protetora na célula impedindo a entrada de vírus.

A vitamina E encontrada nas amêndoas, brócolis, acelga, mostarda, azeitonas, mamão, girassol. A vitamina estimula a produção de anticorpos, as células B, que destroem as cancerosas e bactérias. Bem como outras vitaminas: Tipo as vitaminas do complexo B vitamina B12, Tiamina B1, Riboflavina B2, Niacina B3 Pirodoxina B6. O complexo B desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do sistema imunológico e manutenção. Pode ser encontrado, no leite, camarão, cereais, sementes, alfaces, peito de frango, tomate, couve flor, pimentão, lentilha, espinafre.

Uma fruta que muito confundida com legumes é o tomate, ele é riquíssimo em licopeno, antioxidante que previne o câncer e impede a formação do mau colesterol. Ele também é fonte de ácido felúrico que auxilia na proteção contra o Alzheimer, pois preserva os neurônios da  degeneração provocada pelo stress oxidativo, bem como contra o mal de Parkinson e a demência senil. Basta apenas comer dois tomates para prevenção contra estes e outros males. Coma muita maça com casca e tudo.

Ela é muito rica em quercitina, fitonutriente que reduz os riscos de desenvolver doenças cerebrovasculares e câncer no estômago, fígado e pulmão. Aproveite e coma a maça com iogurte natural ele é rico em bactérias probióticas equilibra a flora intestinal e auxilia na absorção dos nutrientes. O consumo regular de alimentos probióticos previne infecções causadas por fungos, melhora a imunidade, controla o colesterol e reduz o risco de câncer. De preferência que o iogurte não tenha adição de corantes nem a adição de açúcar, pois isso poderia atrapalhar a sobrevivência das bactérias no organismo.

Mantenha hábitos saudáveis para que nosso sistema imunológico esteja sempre fortalecido. Faça o Maximo possível para ter uma dieta certa para aumentar sua imunidade, consuma sempre produtos integrais, evite os industrializados e enlatados.

E então como anda sua alimentação? Comente, de sua opinião ou sugestão.

Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *