Por que você PRECISA ter uma alimentação saudável?

Por que você PRECISA ter uma alimentação saudável?

 

Ao se fala em alimentação saudável, parece ser muito simples, evitando gorduras  açúcares, e comer e produtos integrais  e saladas. Este é um bom começo, mas não é suficiente.

A alimentação saudável proporciona um equilíbrio em nosso corpo e quando há o equilíbrio, menor o risco de sofrer infecções e ficar enfermo e ter inflamações.

“Quando consumimos  alimentos saudáveis e orgânicos, não precisamos investir tanto em remédios, portanto, devemos  zelar pela manutenção de nossa saúde”.

A saúde é o completo bem-estar físico, mental e emocional, quando o corpo entra em equilíbrio através de uma alimentação saudável, exercícios físicos, boas horas de sono, ingestão adequada de água, passamos a ter uma vida muito mais equilibrada.

Mas, sabemos que nem sempre é tão simples assim ter uma alimentação equilibrada e conciliar com nosso dia a dia.

O que se pode fazer para que o hábito se torne mais fácil?

Todo novo hábito é uma questão de continuidade e requer tempo para acontecer efetivamente. Por isso, deve ser feita aos poucos, já que a persistência viram hábitos aos poucos.

Devemos comer com moderação e nos horários certos. Muitas vezes temos compulsão alimentar, que é diferente de se estar com fome, por isso, é importante diferenciar um do outro. Deve-se aos poucos ir fazendo a substituição dos industrializados e refinados pelos integrais e assim caminhando na reeducação alimentar. É importante observar as quantidades consumidas.

Qual o momento de comer?

Nem sempre se pode comer na hora devida, pois quando a fome aperta ai é terrível, portanto, devemos fazer o máximo possível para nos alimentarmos com a s três principais refeições do dia: desjejum, almoço e jantar. Estas são as chamadas grandes refeições e devem ser feitas de maneira adequada.

Nos intervalos das refeições, opte por alimentos  saudáveis de preferência integrais. Nada de abusar de biscoitos recheados industrializados, que geralmente são mais práticos. Invista nas frutas, iogurtes, sementes oleaginosas, lanches leves, sanduíches naturais, gelatina, etc.

Quais os benefícios da alimentação saudável?

Se você ainda não se convenceu de mudar seus hábitos alimentares! posso lhe mostrar varios motivos para você resolver fazer esta troca São eles:

  • Mantém o bom funcionamento do organismo

Para manter todas as atividades vitais do organismo, precisamos de energia. Os alimentos industrializados ao contrário nos fornecem muito pouco ou até mesmo nos roubam esta energia. Ou seja, quanto mais alimentos do bem mais energia teremos que irão proporcionar esse combustível.

  • Previne doenças

A alimentação rica em nutrientes pode prevenir doenças como: hipertensão, obesidade, diabetes, gastrite, alergias, além de aumentar nossa imunidade a de inúmeras outras enfermidades.

Por conter uma grande quantidade de aditivos químicos, hormônios, agrotóxicos, entre outros, a alimentação industrializada pode causar uma série de riscos à saúde.

  • Melhora a qualidade de vida

Quando se diminui o consumo de alimentos industrializados e os substitui por alimentos integrais e saudáveis, aliado a um estilo de vida sadio, os benefícios ficam visíveis na própria pele literalmente.

  • Fornece mais energia ao corpo

Pessoas que mantém uma dieta saudável claramente possuem mais energia. Alimentos termogênicos são essenciais para quem leva uma vida agitada e possuem um gasto maior de energia. Pimentão, gengibre, chás, canela, óleo de coco, alimentos ricos em Ômega 3 são excelentes termogênicos naturais, além das castanhas e sementes.

  • Aumenta a expectativa de vida

Não é segredo para ninguém, que a longevidade está ligada à prática de hábitos saudáveis. E a alimentação é parte fundamental disso. Vale também apostar naqueles alimentos que têm como função o retardo do envelhecimento. Tais como: chá verde, amêndoas, peixes, tomate, azeite de oliva, vegetais de cor verde escura, frutas vermelhas, multimistura.

 

  • Melhora a qualidade do sono

Comidas integrais já são por natureza leves, uma boa prática é comer pouco na janta! Procure jantar cedo e se adepto da ceia, faça um lanche bem leve. Tipo: linhaça, aveia, leite morno, couve, salmão, arroz integral, alface, semente de gergelim.

  • Auxilia no controle do peso

Cuidar da alimentação tem também como objetivo o controle e a diminuição do peso. Mas vale lembrar, que a perda de peso ocorre com a combinação de diversos fatores. Além da alimentação é preciso realizar exercícios físicos regularmente, dormir bem, evitar stress, e ser disciplinado com relação a dieta.

O que posso comer para ter uma alimentação saudável?

Existem três grandes grupos de alimentos, que são: construtores, reguladores e energéticos. Devemos ingerir pelo menos uma porção de cada durante o dia. Para isso é importante saber a função de cada um deles.

Construtores: Este é o grupo das proteínas. São fundamentais na fase do crescimento, pois atuam na formação da massa muscular, órgãos, músculos e tecidos, além de auxiliar no metabolismo e produção de algumas enzimas.

São: leite, ovos, queijo, carne, peixe, frango, soja, lentilha, ervilha, feijão, sementes.

Reguladores: Grupo das vitaminasfibras e minerais. São os reguladores do sistema imunológico, nervoso, endócrino e respiratório. Já as fibras, agem na regulação da função intestinal. Além disso, hidratam o corpo, fortalecem unhas os cabelos, e melhoram, o aspecto da pele.

São: legumes, frutas, verduras, levedo de cerveja.

Energéticos: São os carboidratos e lipídeos. Fornecedores de energia e fundamentais para o organismo.

São: Pão, macarrão, milho, arroz, batata, açúcares, farinhas, mel, bolos. (Integrais).

Minha vô já dizia

Que os dentes estão na boca e não no estomago, é muito importante reaprender a mastigar.

A perfeita absorção dos nutrientes está na mastigação, pois a digestão começa na boca. Enquanto mastigamos, enviamos  mensagens ao cérebro, que informam a hora de parar e que dão a saciedade. É liberado então um hormônio chamado Grelina o hormônio da saciedade.  “Toda a produção hormonal que controla a fome e a saciedade acontece de forme equilibrada”.

O processo de mudança de hábito alimentar exige o conhecimento do seu corpo e o desejo de mudar, e de entender o motivo dessa mudança. Não é simplesmente uma questão estética, de estar acima do peso, é questão de saúde.

.

Você precisa conhecer a Multimistura e entender porque cada vez mais pessoas optam por uma vida saudável.

Até a próxima.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *