A benéfica dieta do Dr. Hay

 

 

 

Um medico norte-americano, William Howard Hay (1866-1940), criou uma dieta com o objetivo de combater as perturbações digestivas e emagrecer. A principal recomendação era que evitasse comer hidratos de carbono (amidos e açucares), proteínas e frutos ácidos na mesma refeição. Hay mostrou que as proteínas estimulam a produção de ácido no estomago e que o ácido em excesso dificulta a digestão dos hidratos de carbono.

Muitos alimentos contêm proteínas e carboidratos, mas praticamente todos têm umas ou outros em uma percentagem 20% superior. As exceções são ervilhas, feijões, lentilhas e amendoins, que foram excluídos por Hay de sua dieta. Os alimentos que Hay selecionou para uma refeição com dose suficiente de proteínas incluem carne, aves, peixe, incluindo mariscos, ovos, queijo, iogurte, leite e frutas ácidas, como a maça, laranjas, peras e ameixas. O grupo de hidratos de carbono inclui pão integral farinha de arroz, frutas, doces, bananas maduras, figos, passas, batatas e alcachofras.

O terceiro grupo de Hay, o de alimentos neutros, combina bem com qualquer dos outros dois. Pertencem a este terceiro grupo: frutas frescas, manteiga, natas, gema de ovos, azeite, óleos e semente de girassol e de gergelim, ervas aromáticas e todos os vegetais verdes e de raiz, exceto  batata e alcachofra. Para refeições de proteínas, recomendava vinho de mesa ou sidra seca. Para refeições de hidrato de carbono, aconselhava a cerveja.

Recomendava que se deva comer principalmente vegetais, saladas e frutas e reduza a ingestão de proteína, amidos e gorduras. Não coma alimentos refinados, incluindo, açúcar branco, farinha branca, margarina ou alimentos que os contenham. Não faça uma refeição de um tipo antes de terem decorrido 4 horas após uma refeição de outro tipo.

A dieta de Hay é particularmente benéfica para que sofra de indigestão, ulcera, do estômago e do duodeno  e prisão de ventre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *