Minerais: o que fazem e com se obtém

 

 

 

 

A quantidade de um determinado mineral necessário ao organismo varia com a idade e as circunstâncias. Normalmente as crianças necessitam de menos quantidade de minerais do que os adultos, mas há exceções: durante a fase de crescimento  até os 12 anos elas precisam de mais ferro do que os homens, e as grávidas ou lactentes precisam ainda de mais ferro do que de cálcio. Alguns minerais, entre eles o sódio, podem causas problemas, porque as pessoas se habituam a consumi-lo em excesso. o que  leva a causa da pressão arterial, é principalmente consumido sob a forma de cloreto de sódio (sal de cozinha).

Evite igualmente alimentos que contenham glutamato monossódico. Este produto, que realça o sabor dos alimentos, possui um sabor semelhante ao da carne e é utilizado em sopas prontas e produtos similares. Uma dieta equilibrada e saudável fornece de modo geral dos os minerais essenciais ao organismo. Vários fatores podem afetar a quantidade de minerais existentes nos alimentos que o organismo absorve. Outro fator a combinação de fontes minerais em uma única refeição. A vitamina C extraída das frutas e dos legumes frescos, por exemplo, aumenta a ingestão de ferro. Muita fibra também reduz a absorção de vários minerais, incluindo o cálcio e o zinco e que sofre de insuficiência de vitamina D também não absorve direito o cálcio.

Veja na tabela abaixo as fontes de minerais  naturais

Cálcio: Laticínios; peixe; agrião; cereais enriquecidos; mariscos. DDR: 500mg; 1.200 mg para mulheres grávidas e lactantes. Crescimento e conservação dos ossos e dentes saudáveis. A insuficiência de cálcio é muito rara. A sua ingestão facilitada pela vitamina D a insuficiência pode causar raquitismo e osteomalancia.
Ferro:Carne vermelha, rim, fígado, grão de leguminosas, damasco e figos secos, cacau, cereais fortificados, frutas secas e amêndoas. DDR: 10mg para homens e 12mg para as mulheres, 15mg para lactantes. Função sanguínea saudável, distribuição de oxigênio e remoção de dióxido de carbono do organismo. Anemia, depressão, fraqueza sistema imunológico.
Magnésio: A maior parte dos alimentos, mas especialmente legumes verdes, farinhas, cereais e outros derivados integrais, leite, ovos, carnes, frutos, amendoins, leguminosas e frutos do mar. DDR: 300mg 450mg para as grávidas e lactantes. Ossos e dentes saudáveis. Bom funcionamento dos músculos, nervos, enzimas e vitaminas B1 e B12 Perda do apetite, náuseas fraqueza, ansiedade, câimbras  e tremores, insônia, hipoglicemia e tensão pré menstrual
Fósforo:Quase todos os alimentos, mas principalmente alimentos ricos em proteínas, como a carne, laticínios, grãos e leguminosas. DDR: 800mg 1200mg para grávidas e lactantes. Ossos saudáveis. Conversão e armazenamento de energia nas células. Função muscular. Perda do apetite, náuseas fraqueza, dores nos ossos, rigidez nas articulações distúrbios dos nervos, falência respiratória.
PotássioA maior parte dos alimentos, mas principalmente frutas frescas, legumes incluindo a batata, carnes, farinhas e cereais integrais e seus derivados, leite café, chá. DDR: 1.875 – 5.625mg manutenção do equilíbrio dos fluidos do corpo, principalmente a água. Manutenção do equilíbrio ácido-base. Funcionamento dos nervos e músculos. Vômitos, distensão abdominal, fraqueza muscular, paralisia, formigamentos perda do apetite, tensão arterial baixa, sede, sonolência, coma.
Sódio:Sal comum, fermento, a maior parte dos alimentos, mas principalmente carnes curtidas, peixe defumado, leite, carnes e legumes enlatados, produtos de padaria. DDR: 2.000mg (5g de sal comum) Pode acompanhar a desidratação, que causa queda na pressão arterial. O excesso causa inchaço, hipertenção, doenças do coração, alguns distúrbios dos rins.

 

De modo geral, os alimentos refinados perdem muito de sue minerais, pois são beneficiados e consequentemente os minerais são reduzidos. De preferência por uma alimentação mais saudável e que contenha produtos naturais e integrais.

Até a próxima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *