Superalimentos que protegem os intestinos!
Nosso intestino a medida que envelhecemos vai ficando mais lento, e nada pior que um trato intestinal lento. Combater a constipação, um dos problemas mais desagradáveis decorrente da nossa alimentação. Qual o recurso menos utilizado para regular nosso intestino? A fibra dietética. A fibra é a porção não digerida dos alimentos de origem vegetal. Como não pode ser digerida, a fibra percorre seus intestinos sem ser absorvida pelo organismo. Esse atributo aparentemente sem utilidade é exatamente o que faz dela um composto excelente na prevenção de doenças.
Os alimentos de origem vegetal geralmente contêm dois tipos de fibras dietéticas: solúveis e insolúveis. Mas algumas frutas, cereais e legumes são fontes melhores de um tipo que de outro. A fibra solúvel, muito abundante na aveia e em grãos secos, é dissolvida nos conteúdos úmidos do trato gastrointestinal para formar um gel, que aprisiona nos intestinos parte das gorduras, do colesterol e das substâncias químicas que, do contrário seriam absorvidas. A fibra solúvel é excelente por elevar a quantidade de ácidos biliares que o corpo produz a partir do colesterol e usa para desdobrar as gorduras no intestino delgado.
A fibra solúvel ajuda a transportar a bile para fora do corpo e também pode auxiliar na redução do nível total de colesterol no sangue. No entanto, parece ser ainda mais importante quando se trata de deixar o cólon livre do câncer. Ela funciona como uma esponja, absorvendo a água no trato intestinal. Como o efeito de esponja compacta os restos intestinais, e as fibras movem-se mais rapidamente pelo trato intestinal. Isso não só regula o organismo como também pode ajudar na prevenção do câncer de cólon. Alem de eliminar substâncias cancerígenas, a fibra insolúvel também reduz o número de pólipos que se formam no trato gastrointestinal.
Para que as fibras trabalhem bem no intestino se faz necessária a ingestão de muito líquido. Sem líquido suficiente, a fibra simplesmente não pode fazer o seu trabalho, para que ela tenha um bom desempenho, é preciso que ela absorva o líquido a fim de forma um volume maior. Pois, a falta de líquido pode causar obstrução.
Os dez alimentos que protegem os intestinos
Alem dos alimentos ricos em fibras principalmente a fibra insolúvel, os melhores protetores dos intestinos também são ricos em selênio, que ajuda na prevenção do câncer. Outros que também são amigos do trato digestivo são alimentos ricos em vitamina A, E, e C todas importante para o bom funcionamento do sistema imunológico. Isso faz sentido, pois o sistema digestivo requer forte imunidade para evitar alterações imunológicas. Os valores recomendados pelo IDR para adultos são de 2.000 calorias dia.
Os 10 mais:
Trigo cozido
Gérmen de trigo
Purê de abobrinha
Semente de girassol seca e torrada
Pão de trigo integral
Ervilha seca cozida
Feijão cozido
Espinafre cozido
Brócolis cozido
Batata doce assada
Ao comprar vegetais de preferência ao brócolis, ele ajuda na prevenção do coração e o sistema digestivo e também está entre os 20 melhores alimentos para a proteção global contra o envelhecimento. Ele inclui vitaminas e outras substancias potentes, e esta na lista dos melhores vegetais em virtude de seu poder protetor.
Na seqüência desta serie estarei postando o superalimentos para a capacidade cerebral.
Até lá.
Foi esclarecedor, obrigado.
Qualquer dúvida entre em contato!
Pingback: Você já ouviu falar que o intestino é o segundo cérebro? – Por um mundo mais natural