Batata, arroz, pães, massas… Alimentos deste tipo, ricos em carboidratos, freqüentemente são banidos das dietas de emagrecimento. É verdade, essas comidas realmente engordam. Mas você não pode eliminar carboidratos de sua vida assim, por completo. Eles são nutrientes indispensáveis, uma das principais fontes de energia para o corpo. Contribuem, por exemplo, com boa parte do combustível que alimenta nosso cérebro, a medula e os nervos periféricos. É por isso que dietas pobres em carboidratos podem trazer prejuízos ao sistema nervoso central, provocando cansaço, enjôos e fraqueza.
Indispensáveis, sim, mas prejudiciais à saúde se consumirmos em excesso. Cada grama de carboidrato fornece ao nosso organismo, em media 4 calorias. Portanto, se você não regular a quantidade, pode ver seu índice de gordura corpórea crescer rapidamente. O ideal é adotar um plano alimentar balanceado e ser criterioso na hora de escolher os alimentos ricos em neste tipo de nutriente.
Prefira os integrais, sempre. Eles aumentam a sensação de saciedade, fornecem fibras que melhoram o transito intestinal e reduzem os picos de secreção de insulina, prevenindo o organismo contra varias doenças.
Veja o Índice Glicêmico na imagem abaixo
Pingback: Dietas restritivas não funcionam. A Associação Britânica apontou 4 piores! – Por um mundo mais natural