Low Carb Conheça os benefícios naturais desta alimentação.

Low Carb Conheça os benefícios saudáveis desta alimentação

 

Low Carb Conheça os benefícios naturais desta alimentação.

 

Você provavelmente já ouviu falar da dieta Low Carb, mas você sabia que ela é muito mais que isso! Conheça agora os benefícios naturais desta alimentação low carb.

A alimentação low carb é um estilo de vida que pode e deve ser adotada com uma perspectiva de longo prazo e feita com orientação profissional.

Ela tem como princípio o consumo de comida saudável e de verdade, ou seja, os produtos industrializados não fazem parte de sua rotina alimentar por serem cheios de conservantes.

Ao contrário do que se pensa a base da alimentação Low Carb não é gordura e proteína, e sim LEGUMES e VEGETAIS. Alimentos densos do ponto de vista nutricional.

Low Carb Conheça os benefícios

 

A low carb se adequa a restrição mais severa (Very Low Carb – VLC – ou cetogênica) ou brandas (menos de 45% das calorias como carboidratos).

As regras básicas da alimentação Low Carb são:

  • Eliminar o açúcar o máximo possível;
  • Evitar certos tipos de grãos, especialmente o trigo e seus derivados;
  • Evitar certos tipos de raízes, principalmente para os que precisam perder mais peso;
  • Comer comida de verdade, ou seja, natural, sem aditivos químicos e não industrializada!

Ao reduzir os carboidratos e preferir a versão integral, haverá menos acumulo de macronutriente, o que evita que a gordura se acumule.

A alimentação low carb pode ser uma boa alternativa para quem precisa controlar a glicose no sangue, caso dos diabéticos, por exemplo.

A redução nos carboidratos faz ainda com que o corpo tenha que utilizar a gordura como fonte de energia, processo que reduz o tecido adiposo favorecendo o controle do peso.

Alimentos na Low Carb

As carnes

Low Carb carnes

 

Todos os tipos de carne e frutos do mar podem ser consumidos: carne de gado, frango, peixes e porco está ultima procure evitar, pois tem muitas toxinas.

Os ovos

ovos Low Carb

 

Os ovos são uma fonte completa de proteínas.

Ajuda você a perder peso.

Não aumenta os níveis de colesterol.

É rico em colina, um nutriente essencial para o desenvolvimento do cérebro.

É um alimento nutricionalmente completo.

Sempre que possível, dê preferência para ovos caipiras ou de capoeira, que você possa comprar em um local conhecido de granjas locais.  Dessa forma, a qualidade nutricional do seu ovo, com certeza, será muito maior!

 

Óleos saudáveis

oleos Low Carb

 

Prefira sempre para cozinhar, óleo de coco,  ghee e banha de porco. Azeite de oliva, óleo de gergelim, óleo de abacate. Por serem óleos super saudáveis. Os outros óleos os Poli-insaturados quando são submetidos a temperaturas muito altas, sofrem oxidação, uma mudança em sua estrutura molecular que dá origem a substâncias prejudiciais ao organismo

 

Frutas:

Low Carb frutas

 

Quando optar por uma fruta opte por uma que tenha menos açúcar, como: o kiwi, morango, pitanga, acerola, maracujá, abacate são frutas com baixo teor de carboidratos e alto percentual de gorduras do bem.

As demais frutas precisam ser consumidas com moderação, principalmente por quem deseja perder peso. Veja algumas para você se orientar:

Ameixa, melão, pêssego e nectarina, laranja, mexerica, tangerina, maçã, pera e mamão tem médio níveis de açúcar, já a banana, caqui, figo, uva, manga, abacaxi e melancia tem níveis altos de açúcar.

 

 

Quando for consumir os vegetais, todas as folhas podem ser consumidas em abundância: alface, acelga, rúcula, couve, mostarda, agrião, espinafre, endívia, entre outras. Elas são cheias de vitaminas e fibras, fornecendo saciedade. eu particularmente gosto muito da alface americana.

 

Os legumes:

Low Carb de alimentos

 

Os legumes estes merecem uma atenção especial para a saúde. Eles devem fazer parte do cardápio diário de qualquer pessoa, principalmente dos adeptos da Dieta Low Carb.

Veja alguns que você pode usar: A abobrinha, é a que eu gosto mais ela é muito versátil, você pode usa-la de qualquer modo e em qualquer preparação de Pizza a Macarrão pode fazer com  ela!

Também o tomate, brócolis, couve-flor, alcachofra, nabo, rabanete, pimentão, repolho, berinjela, abóbora, jiló, couve-de-bruxelas, quiabo, aspargos, pepino, azeitonas, cebola, alho, chuchu, alho-poró, palmito.

Cenoura e beterraba podem ser consumidas, mas com cuidado, para aqueles que visam a perda de peso, pois elas possuem um teor maior de carboidratos.

Dentre todos o espinafre é o melhor, cozido contém, só 3 gramas de carboidratos por porção e muitos folatos que ajudam na concentração e na memória.  Ele é muito rico em vitamina K ajuda a proteger a saúde do coração e dos olhos.

Temperos:

 

Temperos Low Carb

 

Na preparação de seus alimentos quando for temperar escolha temperar a sua comida com condimentos naturais, como: ervas frescas e secas, cebola, alho, cúrcuma, pimenta-do-reino, gengibre, páprica, sementes de mostarda, estes condimentos além de beneficiar nossa saúde despertarão novos sabores.

 

SEMENTES

Sementes Low Carb

 

Entre as melhores para o nosso organismo, são as sementes de linhaça, chia, girassol, abóbora e gergelim. Por serem ótimas fontes de fibras, elas contribuem para a boa digestão e o bom funcionamento do intestino, ajudando ainda a reduzir o colesterol e o índice glicêmico.

 

Os cogumelos

 

Cogumelos Low Carb

 

 

Ótimo para dietas como a low-carb  — por serem bem saciantes, e baixo em carboidratos digeríveis.

Sendo que os principais tipos de cogumelos podem ser incluídos sem medo:

  • champignon,
  • cogumelo branco,
  • cogumelo paris,
  • portobello,
  • shimeji,
  • shitake,

e outros que existem  — mas eu pessoalmente nunca comi.

 

Os laticínios

Laticinios Low Carb

Dê preferência para laticínios fermentados, tais como: iogurte natural, queijo e coalhada.

No processo de fermentação, a lactose é transformada, em grande parte, em ácido lático. Nata, creme de leite, manteiga também são permitidos. Quem diria né?

Os queijos mais indicados são aqueles mais gordurosos e maturados, contendo menos lactose. Apesar de serem muito ricos em cálcio com exceção da ricota e do brie. Exemplos: parmesão, provolone, brie, gouda, muçarela, prato.

 

ADOÇANTES:

 

Adoçantes Low Carb

 

Como o açúcar deve ser eliminado, as melhores opções de adoçantes são:

Xilitol a grande vantagem desse álcool de açúcar é que ele apresenta apenas 60% dos carboidratos do açúcar.

Eritritol é um adoçante que é encontrado em estado sólido, tem poucos carboidratos absorvíveis cerca de apenas 6% do seu peso.

Stevia é totalmente atóxico, não calórico e não tem contraindicação. Pode ser levado ao fogo e ao congelador são as opções. Entretanto, qualquer um deles deve ser consumido o mínimo possível.

 

ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS NA  LOW CARB

O açúcar deve ser eliminado das preparações e em todas as suas formas busque consumir cada vez menos açúcar  seja ele refinado, cristal, mascavo, demerara. O açúcar é viciante e não faz bem para a saúde!

GORDURAS ARTIFICIAIS E REFINADAS

Gorduras Low Carb

 

As gorduras artificiais, como a margarina, e as gorduras refinadas, tais como os óleos vegetais de soja, de canola, de milho, de girassol, devem ser evitadas na alimentação low carb.

Nem preciso falar da gordura vegetal hidrogenada, a mais desastrosa de todas elas! A margarina é um dos piores alimentos para a saúde e está associada a várias doenças.

O trigo e seus derivados principalmente o refinado (pães e companhia) devem ser evitados na alimentação. Além de conter glúten, são carboidratos de baixa densidade nutricional.

Deve-se principalmente  eliminar refrigerantes, sucos de caixinha, bebidas energéticas e isotônicos. São carregados de açúcar e de aditivos químicos. Nem mesmo os refrigerantes light, zero ou sem açúcar devem ser consumidos. Não podemos considerá-los um alimento!

Bom agora você já sabe um pouquinho mais a respeito da alimentação Low Carb e que difere um pouco da dieta Low Carb que é mais restritiva, você pode optar em aderir a está alimentação. Lembrando que sempre é bom consultar um profissional para adequar a melhor combinação para você.

Um abraço e fiquem com Deus

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Talves você também tenha interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *