Conheça 8 Alimentos Funcionais para eliminar a gordura no fígado

O fígado e sua função

Conheça 8 Alimentos Funcionais para eliminar a gordura no fígado

Hoje nossa alimentação se encontra um tanto quanto desregrada por motivos tais como a falta de tempo e de termos acesso a uma variedade de alimentos processados de fácil e rápida preparação.

Mas por conta dos aditivos químicos que são inseridos nestes alimentos na maioria das vezes acabamos com o colesterol, triglicerídeos alto e também com gordura no fígado.

A função do fígado é conhecida por seu papel na digestão e produção da bile, ele também metaboliza as proteínas e os lipídios bem como a síntese dos hormônios e regeneração celular sanguínea.

É nele que alguns carboidratos são transformados em glicose, além de promover a desintoxicação do nosso organismo de medicamentos, álcool, gorduras e filtrando o sangue  de outras substâncias tóxicas para serem eliminadas pelos rins.

Quando ele fica sobrecarregado começam então os problemas que causará prejuízos a vários outros órgãos. Um deles é a gordura no fígado

Se você sente dor abdominal do lado direito de sua barriga, ela parece inchada,  estes são os prováveis primeiros sintomas de que está com gordura no fígado.

Também conhecida com esteatose hepática é caracterizado pelo acúmulo de gordura no interior das células do fígado e é basicamente causada por alimentação inadequada e sobrepeso justamente pelas gorduras e carboidratos ingeridos.

Quando não é tratada a tempo pode ocasionar outras complicações no órgão levando a necessidade do transplante. Em virtude disso é conveniente consumir alimentos funcionais que ajudarão a reduzir a gordura do fígado.

Através de uma reeducação alimentar baseada nos alimentos funcionais, você pode resolver este problema de gordura no fígado, e ainda se beneficiar de modo geral em todo seu organismo.

Os alimentos funcionais

Pensando nisso, preparei uma lista com 08 bons alimentos para o fígado para você incluir na sua dieta:

1 – Alho

O alho é um super desintoxicante rico em enxofre, alicina que estimula a limpeza do fígado. Desintoxicando e estimulando o bom funcionamento do órgão.

2 – Beterraba

A beterraba é rica em flavonoides, betacaroteno, vitaminas e minerais, ótima para afinar o sangue e permitir o bom funcionamento do fígado e outros órgãos.

3 – Cebola

Muito rica em alicina, a cebola também se encontra entre os alimentos bons para o fígado, principalmente a cebola roxa, favorecendo o funcionamento das enzimas que promovem a limpeza do fígado e do organismo.

4 – Azeite de oliva

Por absorver uma série de toxinas ao longo de todo o trato digestivo o azeite de oliva, poupa o excesso de trabalho do fígado. Isso porque ele participa da produção de lipídios capazes de ajudar na eliminação destas toxinas.

5 – Carnes brancas

Com a gordura no fígado é importante controlar o consumo de lipídios nas refeições. De preferência por carnes brancas a principal fonte de proteínas. As carnes brancas unem dois aspectos: são fontes proteicas e tem menor teor de gordura.

6 – Vinagre de maça

O vinagre de maça possui os ácidos málicos, lático e cítrico que ajudam na saúde do fígado e também intensificam o processamento das toxinas, auxiliando o corpo a eliminá-las de forma mais rápida.

As Frutas

7 – Abacate

Por ser o abacate rico em gorduras monoinsaturadas, vitaminas e, principalmente, em fitoquímicos importantes.

Onde o principal deles é o beta-sitoesterol, capaz de auxiliar no controle dos níveis de colesterol no sangue ajudando ao fígado a metabolizar as gorduras.

8 – Limão

O limão é um alimento rico em vitamina C e antioxidante que promove uma desintoxicação em todo o fígado bem como em nosso organismo. Consuma pela manhã com um copo de água  como uma bebida para melhorar a saúde do fígado.

 

Com o hábito de buscar uma alimentação mais saudável no seu dia a dia, não só seu fígado, mas seu corpo funcionará de forma plena e regular, beneficiando outros órgãos e sistemas e proporciona o bom funcionamento do organismo como um todo.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Talves você também tenha interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *