Leite de amêndoas para a sua saúde

Leite de amêndoas para a sua saúde

Leite de amêndoas para sua saúde

Na trilha dos leites vegetais resolvi experimentar este o leite de amêndoas, sempre gostei e consumo as amêndoas em natura. Então decidi fazer o leite de amêndoas para sentir o aroma e o gosto deste leite. Apesar não ter intolerância a lactose, há muito tempo não consumo mais o leite de vaca, tomo muito o de soja, mas nem todo mundo é fã da soja não é mesmo. Então segue um pouquinho a respeito da amêndoa. Apreciem, Enjoy

As propriedades

A amêndoa é muito boa para tratar a osteoporose, a amêndoa é um alimento muito rico em magnésio e cálcio, boa para a saúde dos ossos. A amêndoa tem 640 calorias e 54 gramas de gordura.

O leite de amêndoas é muito rico em nutrientes e alcaliniza o sangue, deixa o organismo no equilíbrio. As amêndoas fazem parte das sementes oleaginosas e são ótimas para combater o colesterol. São antioxidantes, evitam o acúmulo de gordura, e melhoram a imunidade, e são uma boa opção para quem tem intolerância a lactose.

Outros benefícios da amêndoa incluem:

  1. Ajudar a tratar e prevenir a osteoporose.
  2. Diminuir as cãibras porque o magnésio e o cálcio ajudam na contração muscular;
  3. Evitar as contrações antes do tempo na gravidez devido ao magnésio.
  4. Diminui a retenção hídrica porque apesar de não ser um alimento diurético, a amêndoa tem potássio e magnésio que ajudam a reduzir o inchaço;
  5. Diminuir a pressão alta porque a amêndoa também tem potássio.

 

O principal benefício do leite de amêndoas é a ausência de lactose, o que faz desta bebida ideal para quem tem alergia a lactose e também para quem tem alergia à soja e por isso não pode tomar o leite de soja. Esta receita também serve para a produção de  qualquer outro leite vegetal que se possa fazer, Amêndoa, Noz, Avelã, Caju, Castanha do Pará, Macadâmia, Pistache,  Sésamo, Linhaça, Girassol, e outros. Ou de Cereais: Aveia, Arroz, Quinoa, Trigo Sarraceno, e outras. Vale é a criatividade

São boas opções e bem variadas, e todas uma boa forma de substituir o leite de origem animal. Vou explicar como faço o leite de amêndoas, como mencionei antes neste mesmo processo se pode fazer para qualquer fruto seco ou semente. As quantidades e proporções podem variar de acordo com a intensidade que queiram para mais forte ou para menos. O leite de amêndoas vai muito bem também com mel, açúcar mascavo, melado de cana, tâmaras, passas. Eu prefiro o leite de amêndoas assim ao natural ou com uma pequena quantidade de uva passa, para dar um gostinho adocicado.

Vamos a receita.

 

1 copo de amêndoas cruas (copo de 200 ml)

3 copos de água (é uma receita básica, se quiser um leite mais diluído aumente a quantidade de água)

Essência de baunilha a gosto (é opcional, se não quiser, não precisa colocar)

Pano separado para coar o leite de amêndoas (a famosa panela furada kkkk, a primeira vez que ouvi fiquei imaginando uma panela furada. Depois soube que é um pano bem fininho com elástico em volta. Pode ser  gaze, fralda de pano, mas o melhor mesmo é a tule que é bem fininho para coar)

Como fazer

Escolha amêndoas de boa qualidade, de preferência livre de agrotóxico, (veja nas feiras livres ou casa de produtos integrais).

Lave as amêndoas, encha uma xícara com elas, depois despeje as amêndoas em um recipiente  com água, até cobrir. Deixe as amêndoas de molho na água por no mínimo 8h, (coloque de um dia para o outro assim poupa tempo) para que a germinação comece essa hidratação é muito importante para nosso organismo. Após esse período, escorra a água e retire a casca, é opcional, se quiser pode bater com a casca. Coloque as amêndoas dentro do liquidificador, adicione três copos de água, eu sempre uso água de coco. Mas grosso menos agua, mais diluído mais água. Acrescente umas gotas de essência de baunilha, que é opcional. Bata tudo por um minuto. Depois despeje em uma panela ou bacia onde já está a sua panela furada, lembra (kkk) coe  para fazer leite de amêndoas, se não tiver, pode coar com uma peneira fina, aquelas de alumínio. Despeje o leite em uma garrafa, ou recipiente com tampa. O leite de amêndoas está prontinho, e pode ser conservado tampado na geladeira por até quatro dias.

O sabor e aroma deste leite de amêndoas é incomparável. É uma forma bem saudável de se ter um leite muito rico em proteínas e de sabor agradável.

Com a polpa que sobrou do leite de amêndoas da para fazer varias preparações que depois irei postar aqui

Até a próxima

Share and Enjoy !

Shares

2 Comments

  1. Pingback: Queijo Ricota de Amêndoas -

  2. Pingback: Dieta para viver mais de 100 anos – Por um mundo mais natural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *