8 copos de água por dia

 

O mito dos 8 copos de água por dia provavelmente surgiu em 1945, quando um respeitado instituto de pesquisas cientificas nos EUA – o National Research Council, divulgou um artigo sugerindo que o consumo médio de água, para um adulto, deveria ser de aproximadamente 2,5 litros por dia. No rodapé, havia um adendo: parte dessa água já esta contida nos alimentos que consumimos diariamente. Dali em diante disseminou-se pelo mundo a idéia equivocada de que, para levar uma vida saudável, precisamos beber os tais oito copos, equivalentes a 2,5 litros.

Segundo o nutrólogo Valcenir Bedin diretor da Sociedade Brasileira de Estudos do Envelhecimento (Sobrae), 4 copos são mais que suficientes, justamente porque nosso organismo obtêm água de outra fontes também. E entra nessa conta qualquer tipo de líquido, incluindo sucos naturais ou industrializados, leite, chás, refrigerantes e café apesar de ter a reputação de diurética.

Precisamos de água para manter nossa pressão arterial estável e ficar hidratados, mas sem exageros, explica Bedin. O excesso de líquido sobrecarrega os rins. Em casos extremos a água demais pode ate matar, quando consumida em grandes quantidades num curto espaço de tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *