Os medicamentos a base de plantas!

 

Hoje existe um variedade de medicamentos dos mais variados tipos. Mais abaixo relacionei os tipos mais comuns existentes hoje.

Os comprimidos e cápsulas

São formas pré-embaladas e que são facilmente encontradas em farmácias convencionais e de manipulação. Com elas você pode facilmente evitar o gosto desagradável de algumas plantas se toma-las na forma de comprimidos ou cápsulas. Tanto os comprimidos como as cápsulas são preparados utilizando a planta ou um extrato contendo alta concentração dos componentes ativos dela. Qualquer que seja a forma, os constituintes são pulverizados e prensados em comprimidos ou encapsulados. Algumas plantas são encontradas em formas de cápsulas com revestimento entérico, que atravessam o estomago e chegam ao intestino delgado sem se dissolver, minimizando o desconforto gástrico.

Tinturas          

Esses líquidos concentrados são produzidos por infusão da planta ou de partes dela em água e álcool etílico. O álcool extrai e concentra os componentes ativos da planta. As tinturas geralmente são usadas em pequenas doses , diluídas em água ou suco.

Chás, infusões, cozimentos

Menos concentrados que as tinturas, os chás e as infusões são preparados com flores, folhas e raízes frescas ou secas de uma planta que pode ser comprada a granel ou em saquinhos de chá. Os chá devem são preparados com água quase fervente para preservar suas substâncias   voláteis ativas que podem ser eliminadas pelo calor.

Óleos

Os óleos são extraídos de plantas e são destilados em formulações concentradas e potentes para uso externo. Esse óleos, denominados essenciais, geralmente são adicionados a um óleo transportador neutro, como o óleo de amêndoas, antes de serem usados na pele. Os óleos essências de plantas podem serem concentrados, só devem ser ingeridos sob orientação especializada.

 Géis, pomadas e cremes

Géis, cremes e pomadas, são preparadas para uso externo, são aplicados à pele para aliviar erupções cutâneas, curar hematomas ou feridas, e para outros fins terapêuticos. Os cremes são mistura leves de óleo e água parcialmente absorvidas pela pele, permitindo que ela respire enquanto mantêm a umidade. Os cremes podem ser utilizados para hidratar a pele seca, para limpeza cutânea e para aliviar erupções, picadas de insetos ou queimaduras solares.   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *