Ervas para a Beleza

As ervas tem sido usadas nos tratamentos de beleza ao longo de toda historia registrada. Os egípcios empregavam extrato de plantas para realçar os olhos avermelhar os lábios e as maças do rosto, perfumar e ungir o corpo. Os romanos aplicavam máscara faciais feitas de erva  e tomavam banhos de flores. A receita básica de creme facial remonta ao  médico grego Galeno, do sec. II dC.

Antigamente os produtos de beleza eram preparados em casa, com ervas e outros produtos naturais. Para produzir seus próprios cremes, loções ou preparados de beleza, use utensílios e recipientes totalmente limpos. Não utilize utensílios de alumínio, sobre tudo para receitas que contenham suco de limão ou vinagre. As loções e cremes feitos com óleos essenciais e outras essências de ervas destiladas duram em geral varias semanas se colocadas na geladeira.

Todos os cremes faciais, xampus, e preparados com infusões de chá ou decocções devem ser jogados fora depois de três dias se não utilizados Os produtos à base de ervas podem fazer com que sua pele fique mais bonita, saudável, usando derivados de plantas para fazer adstringentes tônicos, cremes amaciastes, loções e mascaras de limpeza. Veja abaixo algumas receitas com ervas.

Creme de Babosa

A babosa acrescenta uma textura interessante a este tradicional creme de limpeza e hidratante. Uma formula existente há 18 séculos, requer o óleo de rosas, (pode ser substituído por água de rosas e azeite) cera de abelhas, gel de babosa, caso não queira comprar o gel extraia de uma folha de babosa. Atenção se for extrair o gel da babosa, recomenda-se que seja da espécie Barbadenses Miller, que parece uma palma, pois a folha e longa e larga.

Lanolina sem água comprada em farmácias. Escolha o seu óleo essencial para preferido para aromatizar; óleo de rosas ou lavanda intensifica a fragrância floral do creme, e o óleo de eucalipto ou de hortelã-pimenta impregnam o creme de um perfume refrescante e revigorante.

Receita:

1 colher de sopa de gel de babosa

1/3 de xícara de azeite

1 colher de sopa de cera de abelhas

2 colher de sopa de lanolina sem água

2 colheres de sopa de água de rosas

2 a 3 gotas de óleo essencial de sua preferência.

 Bata no liquidificador para misturar o gel de babosa com o óleo. Reserve a mistura. Derreta a cera de abelhas com a lanolina, adicione na mistura o óleo com babosa e mexa em fogo brando ate a fervura. Retire a panela do fogo, coloque o óleo essencial e a água de rosas, mexa até a mistura esfriar e engrossar. Despeje em um pote de porcelana ou vidro antes que comece a solidificar. Depois de sólido passe na face sempre que quiser fazer uma limpeza e hidratá-la

One Comment

  1. Pingback: Ervas Aromáticas e Medicinais -

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *