O que é metabolismo? Como ele atua e regula o nosso organismo

Você já passou por estes processos? Engordar, ganhar peso, emagrecer, perder peso. Esses são uns dos maiores dilemas quem faz dietas. A busca por uma forma mais saudável e natural possível de adaptar-se com uma dieta ideal, nem sempre casa com nossa alimentação cotidiana. O grande “impulsionador” de nossa massa corporal chama-se metabolismo através dele e de suas reações, mais rápidas ou mais lentas, nosso organismo é regulado.

O metabolismo nada mais é do que uma série de reações em que substâncias químicas e nutrientes sofrem transformações no nosso corpo, produzindo energia para mantê-lo funcionando, através da síntese, de degradação e aproveitamento dos nutrientes ingeridos. Esse processo resulta no gasto energético total.

Cada pessoa tem um organismo diferente e alguns fatores interferem no processo, como o peso, a altura, a idade, a genética, a dieta e a prática de atividade física, além de outros fatores. Essas diferenças no metabolismo que fazem com que algumas pessoas gastem mais energia do que outras para manter o corpo funcionando, ou armazenem menos gordura no tecido adiposo.

Com o envelhecimento ocorre a redução gradual de massa muscular e aumento do depósito de gordura. Então nessa fase é importante rever as quantidades de alimentos que são consumidas, assim como fazer atividade física para manutenção da massa muscular.

Alimentos como a maçã, abacate, castanhas, cítricos, café, chás entre outros são considerados alimentos termogênicos bons aliados, e ajudam a regular o metabolismo, pois eles estimulam o sistema nervoso simpático, aceleram a frequência cardíaca e o gasto energético aumentam a temperatura corporal e por consequência aceleram o metabolismo. Estes e outros 25 alimentos que irão lhe beneficiar você encontra no

eBook: 25 alimentos para impulsionar o Metabolismo e queimar calorias.

energéticas. Esse ajuste nutricional é baseado no tipo de alimentação e nos nutrientes que estão em falta no organismo e podem ser observados através dos exames de sangue.

O importante é sempre se alimentar de produtos integrais livres de farinha branca e aditivos químicos encontrados nos produtos industrializados.

Toda dieta deve ter o acompanhamento de um médico ou outro profissional da saúde.

Agora você já conhece um pouquinho a mais a respeito do metabolismo e dos alimentos que ajudam acelerar o metabolismo. Então gostou da matéria? Deixe seus comentários a respeito, já faz uso, já conhecia?

Share and Enjoy !

Shares

Talves você também tenha interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *