Como enfrentar o Stress !

O stress

O stress pode minar as defesas do organismo, deixando-o mais suscetível a uma ampla gama de problemas de saúde. Certos nutrientes podem ajuda-lo a lidar com o stress, e diversas plantas e suplementos nutricionais têm o poder de aclamar a mente e restaurar a serenidade. O stress é simplesmente uma resposta individual as demandas físicas, emocionais ou ambientais mais intensas.

Causas  

Diversos contratempos podem acarretar stress: pressões no trabalho, problemas familiares, dificuldades financeiras, acontecimentos traumáticos, lesões, doenças etc. a reação inicial ao stress, chamada de resposta de luta ou fuga, é natural e saudável, durante a reação, as supra renais preparam o corpo para um perigo iminente; as supra renais são duas pequenas glândulas situadas no topo de cada rim, que liberam a adrenalina e os chamados hormônios do stress, proporcionando uma explosão instantânea de energia e força.

Com isso, o organismo fica preparado para enfrentar o inimigo ou escapar em segurança. Entretanto, quando o stress persiste, surgem problemas. Com o tempo, níveis sistematicamente elevados de hormônio de stress(cortisol) arrasam as reservas nutritivas e energéticas do corpo, criando um estado geral de exaustão. Além disso os níveis de pressão arterial e de colesterol aumentam, levando às vezes a lesões no coração e dos vasos sanguíneos.

o estomago secreta excesso de ácido, os hormônios sexuais diminuem e o cérebro fica privado de glicose, prejudicando a capacidade mental. Todos esses efeitos impõem um preço adicional ao sistema imunológico, que pode ficar enfraquecido a ponto de o corpo oferecer pouca resistência a infecções e doenças.

Uma vez que muitos nutrientes são fundamentais para a capacidade natural do corpo de lidar com o dia a dia, a ingestão diária de um complexo polivitamínico e de minerais tem grande importância durante períodos de stress. Tome também  um complexo de vitamina B; as vitaminas B extras fornecidas por ele promovem a saúde do sistema nervoso e imunológico e podem combater o cansaço. Vale a pena tomar também  cálcio e magnésio,  pois eles aliviam a tensão muscular e fortalecem o coração. Tanto o  ginseng siberiano como o ginseng oriental, fortalecem as glândulas supra-renais.

As plantas medicinais que combatem o stress são chamadas “adptogênios” (porque ajudam o corpo a a adaptar-se aos desafios) ou tônicos porque dão tônus ao corpo. Outras plantas e suplementos nutricionais usados separadamente, são a Kava,  mais indicada em períodos de grande stress, como dursç~so superior a três meses. Tome  melatonina  se você estiver ficando acordado à noite por causa de preocupações e tome  hipérico, quando o stress acompanhar-se de pequena depressão.  

Você pode experimentar a adição de um complexo de vitaminas B, opte pelo complexo B-50, com 50mcg de vitamina B12 e biotina; 400mcg de ácido fólico; as outras vitaminas estando entre 50mg ou acima já é bom. Tome também  Cálcio/Magnésio, 250mg de cada duas vezes ao dia, Ginseng de 100 a 300 mg, 3x ao dia, Kava 250 mg, 3x ao dia, Melatonina de 1 a 3 mg, antes de deitar e Hipérico 300mg, 3 x ao dia.

Faça exercícios regularmente, experimente também  exercícios respiratórios, como ioga, t’ai chi chuan, meditação, e outras técnicas de relaxamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *