Plantas e plantio para o bem da sua saúde

Plantas e plantio para a sua saúde

 

A lista que se segue inclui conselhos sobre a forma de cultivar as plantas e seu plantios, e utiliza-las para fins culinários e medicinais.

Muitas vezes estamos com uma dor de barriga, ou um mal estar, ou mesmo com outros males que nos afligem, tais como a tosse, resfriados etc. Trago então esta breve descrição de algumas plantas que poderão servir para estas enfermidades bem como seu mode de plantio, já que todas são de fácil manuseio e de se encontrar. Segue então a relação

Alecrim. Requer solo leve e calcário. Algumas cascas de ovo podem servir como fonte de cálcio. Sob a forma de chá é bom para as dores de cabeça, nevralgia, resfriados. Como líquidos para gargarejo, tem efeito antisséptico.

Alfavaca. Pode-se cultiva-la em vasos, em estufas ou em parapeitos de janelas. Ajuda a digestão e alivia as cólicas do estomago.

Alfazema. As flores contem um óleo essencial de efeito relaxante. A planta pode ser ingerida sob a forma de chá ou usada como infusão no banho. Boa para tosse, dores de cabeça, gases e reumatismo. Usa-se como antisséptico para limpeza de cortes na pele.

Alho. Requer muita matéria orgânica. Separe os dentes de uma cabeça e plante-os no inicio de março ou setembro colha no verão seguinte.

Borragem.  Pega muito facilmente. É utilizada sob a forma de chá contra o reumatismo e as infecções respiratórias. As folhas podem ser usadas também em saladas.

Calêndula.   A antiga variedade inglesa, Calendula officinalis, reproduz facilmente a partir de sementes. Deve-se desbasta-la de modo a deixar intervalos de cerca de 25 cm. Crê-se que as calátides são ideais pra tratar inflamações cutâneas locais e queimaduras superficiais.

Camomila.  É mais fácil a reprodução por semente. Com as flores secas ou frescas faz-se um chá muito bom para os problemas digestivos. Seu cataplasma é muito bom para inflamações.

Capuchinha. É uma planta fácil de cultivar a partir da semente. As folhas de sabor picante são ricas em vitamina C. use-as para infecções respiratórias. As sementes secas, depois de moída em um triturador, podem ser utilizadas como tempero.

Cebolinha. Estimula o apetite e favorece a digestão durante a convalescença. Diz que é eficaz contra infecções e anemias.

Confrei. Desenterre as raízes na primavera ou no outono. Corte ao meio e seque-as a uma temperatura de cerca de 50°C. A pomada de confrei é utilizada para tratar fraturas ósseas e tecidos lesados, envolve-se a fratura com a massa pegajosa obtida com as raízes triutadas com água, depois de seca a massa mantém o osso no lugar.

Erva-cidreira.  Muito fácil de semear ou cultivar. O chá é muito refrescante, alivia a ansiedade o esgotamento nervoso. Também usado para indigestão, dores de cabeça, náuseas e vômitos.

Funcho. Comece com uma planta ou um broto. Nunca plante perto de um endro, pois pode ocorrer polinização cruzada, originando híbridos. As sementes e as folhas podem ser usadas contra gases intestinais, indigestão, insônia, náuseas e vômitos.

Manjerona. A manjerona cultivada é a manjerona silvestre pode ser plantada a partir de sementes ou de divisões de raiz. Preferem um solo seco e quente. São indicadas para aliviar resfriados, indigestões, infecções respiratórias sem muita gravidade.

Mentas. Como se propagam facilmente, o ideal será arranjar um canteiro só para elas, com solo úmido e bastante rico. Auxiliam a digestão. As infusões quentes podem ser úteis no inicio de um resfriado. Utiliza-se a hortelã pimenta contra as dores de cabeça, estresse e prisão de ventre.

Sálvia. Com a sálvia púrpura ou vermelha podem-se preparar líquidos para gargarejos e loções para ferimentos. Recomenda-se o chá de sálvia para indigestão, ansiedade, depressão, e transpiração excessiva.

Tomilho. Essencial em qualquer canteiro de plantas úteis. Ocupa pouco espaço e se da bem em vasos e para peitos de janelas. Pega através de se próprio galho. É útil na confecção de líquidos para gargarejos ou de expectorantes em caso de tosse, possuindo efeito altamente antisséptico. O tomilho com flores e folhas, produz um agradável chá com efeitos medicinais.

Share and Enjoy !

Shares

Talves você também tenha interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *