A estévia, adoçante de baixa caloria é feito a base de uma planta nativa da America do Sul. A stévia é um pequeno arbusto perene que pertence à familia dos crisântemos. Estévia é o nome popular de esteviosídeo, tirado das folhas da Stevia rebaudiana, planta encontrada na America do Sul, natural e de gosto doce. A estévia já é bem conhecida no Brasil, mas vem ganhando cada vez mais espaço no mercado internacional e entrando na composição de produtos alimentícios, como chás, refrigerantes, sucos, leite de soja, pães, bolos molhos para salada e doces.
Esta erva tem um poder adoçante de aproximadamente 10/15 vezes mais que o açúcar doméstico. No seu formato mais comum que é um pó branco, este é extraído das folhas da planta, chega a ser de 70 a 400 vezes mais doce que o adoçante natural. É muito usado para combater a diabete, pois não tem calorias, não altera os níveis de açucares no sangue, não tem toxidade, protege contra a formação da placa e da cárie dental, não tem produtos artificiais.
Um estudo verificou que, comparada à sacarose e ao aspartame, a estévia reduzi o nível de glicose e insulina no sangue. Ela também ajuda a substituir as calorias quando usada para substituir uma quantidade equivalente de açúcar e mel, explica a nutricionista australiana Emma Stirling.
A estévia como os outros adoçantes não nutritivos, a estévia provavelmente não é tão versátil na culinária como o açúcar ou o mel. Ela não é estável no calor, não doura nem carameliza, caso seja usada pra fins culinários como tortas e bolos. A estévia quando moída e usada em forma de saquinhos de chá concentrada reduzem o apetite e o desejo por doces e alimentos gordurosos, sendo assim uma ajuda muito eficaz na perda de peso.
Pesquisas a respeito da Stevia natural confirma seu pode de ser benéfica para as pessoas que estão acima do peso. Estudos mostram que um defeito existente entre o estômago e o hipotálamo de muitas pessoas que estão acima do peso, e que não consegue “desligar” as sensações de fome após terem se alimentado. A Stévia pode corrigir esse defeito e realmente redefinir o mecanismo da fome, e assim, “desligar” as sensações de fome quandoestamos saciados.