Atenção aos adoçantes

 

A estévia, adoçante de baixa caloria é  feito a base de uma planta nativa  da America do Sul. A stévia é um pequeno arbusto perene que pertence à familia dos crisântemos. Estévia é o nome popular de esteviosídeo, tirado das folhas da Stevia rebaudiana, planta encontrada na America do Sul, natural e de gosto doce. A estévia já é bem conhecida no Brasil, mas vem ganhando cada vez mais espaço no mercado internacional e entrando na composição de produtos alimentícios, como chás, refrigerantes, sucos, leite de soja, pães, bolos molhos para salada e doces.

Esta erva tem um poder adoçante de aproximadamente 10/15 vezes mais que o açúcar doméstico. No seu formato mais comum que é um pó branco, este é extraído das folhas da planta, chega a ser de 70 a 400 vezes mais doce que o adoçante natural. É muito usado para combater a diabete, pois não tem calorias, não altera os níveis de açucares no sangue, não tem toxidade, protege contra a formação da placa e da cárie dental, não tem produtos artificiais.

Um estudo verificou que, comparada à sacarose e ao aspartame, a estévia reduzi o nível de glicose e insulina no sangue. Ela também ajuda a substituir as calorias quando usada para substituir uma quantidade equivalente de açúcar e mel, explica a nutricionista australiana Emma Stirling.

A estévia como os outros adoçantes não nutritivos, a estévia provavelmente não é tão versátil na culinária como o  açúcar ou o mel. Ela não é estável no calor, não doura nem carameliza, caso seja usada pra fins culinários como tortas e bolos. A estévia quando  moída e usada em forma de saquinhos de chá concentrada reduzem o apetite e o desejo por doces e alimentos gordurosos, sendo assim uma ajuda muito eficaz na perda de peso.

Pesquisas a respeito da Stevia natural confirma seu pode de ser benéfica para as pessoas que estão acima do peso. Estudos mostram que um defeito existente entre o estômago e o hipotálamo de muitas pessoas que estão acima do peso, e que não consegue “desligar” as sensações de fome após terem se alimentado. A  Stévia pode corrigir esse defeito e realmente redefinir o mecanismo da fome,  e assim, “desligar” as sensações de fome quandoestamos saciados.

Share and Enjoy !

Shares

Talves você também tenha interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *