Chia superalimento rico em ômega 3
Acaba de chegar ao Brasil um novo alimento capaz de prevenir e diminuir o risco de problemas cardiovasculares que atuam sobre os níveis de colesterol, pressão alta, obesidade e diabetes. Trata-se de da chia, um grão ainda desconhecido no Brasil que é proveniente da região do Andes e considerado hoje pelos pesquisadores uma importante fonte de ácido graxo Ômega 3 de origem vegetal .
Distribuída no Brasil pela herbarium, a chia é conhecida lá fora como parte importante de uma alimentação saudável e balanceada. A chia dispõe de uma grande quantidade de ômega 3, alem de proteínas de alto valor biológico, fibras antioxidantes, o que confere ao alimento um poderoso aliado no combate aos radicais livres.
Alem disso a chia possui ação anti-inflamatória e grande capacidade de glicose, ideal para a prevenção do diabetes e controle da insulina. A aparência do grão é próxima ao gergelim, porem com uma coloração mais escura. Uma de suas vantagens é que pode ser consumido em sua forma natural, sem a necessidade de trituração para obter seus nutrientes, como exigem alguns outros grãos.
Pode ser utilizado no preparo de bolos, pés e massas, alem de ser normalmente consumido com cereais matinais, sopas, iogurtes, vitaminas e etc. A grande vantagem grande vantagem da chia é a sua praticidade. Para obter a liberação do ômega 3 a recomendação é de 1 colher de sopa. O alimento tem uma historia curiosa, o grão era uma das principais fontes de alimentação dos povos andinos da era pré colombiana, com plantio desde 2600 a.C.
Era cultivado no México e consumido principalmente pelos maias e astecas para aumentar a resistência física. Hoje a chia pode ser encontrada na alimentação dos povos norte americanos, canadenses, japoneses, australianos, mexicanos, e de grande parte da America Latina. Estudos científicos apontam seus benefícios no controle de varias enfermidades entre outros.