O controle da glicemia através da chia.

O consumo da chia pode controlar os níveis de glicemia( quantidade de açúcar no sangue), melhora do perfil lipídico (gordura do corpo), a função endotelial (células que revestem os vasos sanguíneos e o coração), a coagulação e o status de ferro. Dessa forma, pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, conforme estudo feito da chia triturada e do óleo de chia no colesterol plasmático, HDL, LDL, triglicerídeos e ácidos graxos na dieta de ratos publicado no Nutrition Research  em 2005. Entre os seus inúmeros benefícios, a chia ajuda a diminuir o colesterol ruim, o LDL, e contribui para o aumento do colesterol bom o HDL. Alem disso, o consumo regular de chia pode ajudar a normalizar a pressão arterial.

De acordo com o estudo feito sobre o óleo de chia rico em ômega 3 isento de eicosanóide, apoptose e infiltração dos linfócitos-T tumoral em adenocarcionoma de glândulas mamarias publicado na revista Plastaglandis Leukotrienes and Essential Fatty Acids em 2007, o consumo regular de chia pode contribuir no controle da proliferação de tumores e metástase de câncer de mama.

Alguns estudos apontam que uma dieta rica em ômega 3 pode atuar sobre determinados tipos de câncer. Estudos epidemiológicos têm sugerido que indivíduos que consomem dietas ricas em ômega 3 tem uma menor prevalência de alguns tipos de câncer. Segundo estudo os efeitos dos lipdios e a resposta imunológica de pacientes com câncer publicado em 2000 no Jornal of Nutrition, Healt & Aging, o Ômega 3 tem efeito antitumoral por meio de sua imunomodulação, ação anti-inflamatória  e inibição direta da proliferação celular de tumores. O consumo regular de chia pode prevenir doenças degenerativas entre elas, o câncer, Mal de Parkinson, Mal de Alzheimer, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *