Vivenciamos a cada dia o avanço tecnológico, e por conta disso acostumamos o nosso cérebro com todo tipo de estímulos excessivos e variados de várias fontes.
Somando-se a isso a vários outros fatores comuns de nossa vida moderna, tais como alimentação inadequada, estresse oxidativo, privação de sono, então acabamos por ter baixa produtividade, desânimo baixo rendimento no trabalho e nos estudos.
Estamos expostos por toxinas invisíveis e visíveis, responsáveis pelo aparecimento e agravamento de doença, principalmente as cerebrais. Elas nos cercam diariamente e, sem que você perceba, a situação vai complicando e você vai adoecendo aos poucos.
A cada dia nosso cérebro como nosso corpo precisa ser limpo e ele faz isso de maneira especial quando dormimos bem. Quando dormimos profundamente, sinais elétricos de ondas lentas inundam nosso cérebro.
Em consequência, o líquido cefalorraquidiano (LCR) é liberado promovendo uma espécie de lavagem na massa cinzenta, esse processo remove toxinas associadas a doenças que geram perdas de memória.
Porém temos a opção de buscar fontes de nutrientes para nos ajudar a limpara e nutrir nosso cérebro.
Dentre os recursos disponíveis que podem nos ajudar estes nutrientes facilitam e otimizam a performance e o funcionamento cognitivo.
Nutrientes como as vitaminas do complexo B são indispensáveis. A B3 e B6 atuam no nosso metabolismo cerebral e são essenciais para a síntese de neurotransmissores como a serotonina e dopamina.
Alguns nutrientes como a tirosina que é o aminoácido precursor da dopamina, é um neurotransmissor relacionado com o controle motor, prazer, humor, motivação, atenção e cognição, melhorando a atividade cerebral.
A fosfatidilserina melhorar a função cognitiva e a memória com a suplementação sendo verificado em alguns estudos que ajuda a melhorar a função cognitiva e a memória pessoas com comprometimento da memória associado à idade, prevenindo ou retardando a deficiência cognitiva e a demência.
Já a taurina, é um dos aminoácidos livres mais abundantes no cérebro, também atua como um neurotransmissor, modulando a atividade neuronal, contribuindo para um estado cognitivo sustentado. Possui atividade antioxidante, ajudando na proteção dos neurônios.
A boa notícia para aqueles amantes do café é que a cafeína contida nele aumenta o estado de alerta, melhora a concentração e o desempenho.
Hoje podemos contar com suplementos que nos beneficiam agregando vários compostos em um mesmo produto, facilitando na aquisição como na absorção destes nutrientes.
Os suplementos repõem as vitaminas e minerais essenciais ao bom funcionamento cerebral, combatem os radicais livres e melhoram o aporte sanguíneo ao cérebro, facilitando o funcionamento cognitivo.
O magnésio contribui para o normal funcionamento do sistema nervoso, da função psicológica e para o normal metabolismo produtor de energia, já que participa na transmissão de impulsos nervosos, aumentando a capacidade de memória e de aprendizagem.
O ômega 3 é um constituinte fundamental da membrana dos neurônios, importante para o processamento da informação no cérebro. Por isso, os suplementos com ômega 3 contribuem para o bom funcionamento do cérebro, melhorando a memória e o raciocínio, aumentando assim a capacidade de aprendizagem. Além disso, também contribui para a prevenção do AVC.
A vitamina C é um antioxidante essencial no cérebro, que exerce numerosas funções, como a proteção do cérebro contra os radicais livres. Encontrado em grande abundância em frutas e verduras
A vitamina E desempenha um papel muito importante na proteção do SNC, atuando como antioxidante e contribuindo para a prevenção da demência.
Como podemos ver existem varias formas de fazermos um detox em nosso cérebro protegendo-o de fatores nocivos e blindando para quando a idade chegar estarmos com a saúde cerebral em dia.
Assim como as demais publicações espero que tenha gostado desta também.
Deixe seu comentário, usa algum nutriente ou faz uso de vitaminas para o cérebro? Adoraria saber mais a respeito.
No próximo post estarei falando sobre a dieta do cérebro.
Fiquem com Deus.
Ótimas informações, gratidão!
O cérebro a maquina perfeita, porem ele também precisa de manutenção