O jejum intermitente não é uma nova maneira, criada pela Indústria de Dieta, ela já existe há um bom tempo. O jejum intermitente se relaciona mais para um estilo de vida do que propriamente a uma dieta da moda.
Através do jejum que é o ato de deixar de comer, dá-se a autofagia isso faz com que as estruturas (organelas) existentes em nossas células, literalmente, “se comam”. Este “canibalismo” promove a renovação celular.
Neste processo as células nervosas, podem se renovar através da autofagia
Do mesmo modo, mudando a forma com que você se alimenta, é possível fazer com que o seu cérebro te mantenha mais focado e produtivo, principalmente no trabalho e estudos. Praticar o jejum intermitente é muito mais fácil do que você imagina.
O jejum intermitente não é uma forma de resolver todos os seus problemas de saúde e nem a maneira rapida de pagar pelos erros de estilo de vida que você andou cometendo nos últimos anos. Jejuar não é penitência.
Pode-se observar uma melhora na sensibilidade insulínica através do jejum intermitente. Ele também aumenta a produção de trifosfato de adenosina (ATP), as células da energia, ou seja, a energia para todas as nossas células.
O que a autofagia faz com as suas gorduras
Ao fazermos o jejum, o nosso corpo trabalha para produzir a sua própria energia. Então nosso organismo precisa produzir ATP, que garante a saúde de todas as células.
No jejum intermitente, as nossas gorduras viscerais, subcutâneas e celulites são transformadas em verdadeiras usinas elétricas. Sabendo deste mecanismo fica fácil entender por que o jejum é essencial para eliminar as gorduras que causam doenças, assim como para eliminar processos inflamatórios pelos quais o nosso corpo já está passando.
Pense por um momento: não adianta querer emagrecer para se tornar uma pessoa mais magra saudável e esbelta. O segredo é: busque o emagrecimento através de práticas saudáveis como o jejum intermitente e torne-se uma pessoa saudável, Assim, emagrecer será um dos efeitos positivos em sua vida.
Outros benefícios importantes do jejum são:
– Acelera o metabolismo;
– Quando associado ao treinamento de alta intensidade (HIIT), estimula o crescimento dos hormônios do crescimento (necessário para o combate ao envelhecimento) em até 1300% nas mulheres e 2000% nos homens, conforme comprova estudo científico do Intermountain Hearth Institute.
– Este mesmo estudo mostrou ainda que o jejum pode reduzir os triglicérides, aumentar o colesterol denominado de bom (HDL) e reduzir o colesterol conhecido como ruim (LDL), além de reduzir a quantidade de açúcar no sangue ão importa quantos anos você tenha.
Este estado metabólico, em que o corpo queima cetonas – em vez de depender de açúcar ou carboidratos – para produzir energia, baseia-se em queimar as gorduras que não são saudáveis.
Passo a passo do Jejum Intermitente
Semana 1
– Dias 1, 3 e 5:
(Se começar numa segunda-feira, faça esse passo a passo na quarta e sexta-feira também)
Objetivo: fazer jejum intermitente durante 12 horas.
- • Faça a sua última refeição por volta das 19h, por exemplo;
- • Durma por 8h;
- • Tome seu café da manhã às 7h.
O horário para jantar e, consequentemente, iniciar o jejum é flexível. Se você só consegue fazer sua última refeição mais tarde ou, por necessidades de trabalho ou compromissos, precisa acordar em horário diferente, sem problemas. O importante é fazer o jejum por 12 horas.
Semana 2
– Dias 8, 9, 10, 11 e 12:
(De segunda a sexta)
Objetivo: fazer jejum intermitente durante 14 horas.
- • Faça a sua última refeição por volta das 19h, por exemplo;
- • Durma por 8h;
- • Caso ache necessário, você pode tomar café preto misturado com alguma gordura boa, como óleo de coco, manteiga ghee (também conhecida como clarificada) ou azeite de oliva. Ou ainda consuma 2 ou 3 ovos cozidos. Cozinhe por 7 min. Assim, você estará se beneficiando das boas proteínas (Luteína e Zeaxantina) existentes na gema.
- • Faça sua primeira e “boa” refeição às 09h.
O horário para jantar e, consequentemente, iniciar o jejum é flexível. Se você só consegue fazer sua última refeição mais tarde ou, por necessidades de trabalho ou compromissos, precisa acordar em horário diferente, sem problemas. O importante é fazer o jejum por 14 horas.
Semana 3
– Dias 15, 16, 17, 18 e 19
(De segunda a sexta)
Objetivo: fazer jejum intermitente durante 16 horas.
- • Faça a sua última refeição por volta das 19h;
- • Durma por 8h;
- • Tome um café preto misturado com alguma gordura boa, como óleo de coco, manteiga ghee (clarificada). Estas boas gorduras dão a sensação de saciedade, além de ser uma excelente fonte de energia. Agora, você pode consumir os ovos fritos em óleo de coco;
- • Faça uma boa grande refeição às 12h.
O horário para jantar e, consequentemente, iniciar o jejum é flexível. Se você só consegue fazer sua última refeição mais tarde ou, por necessidades de trabalho ou compromissos, precisa acordar em horário diferente, sem problemas. O importante é fazer o jejum por 16 horas.
Semana 4
– A partir do dia 22
(Todos os dias)
Agora, você e seu organismo já estão preparados para fazer o jejum de 16 horas todos os dias.
Portanto, continue a aplicar o que foi proposto para a semana 3. Veja, você não está fazendo uma dieta (por período limitado)! Você está modificando sua alimentação e melhorando sua saúde para o resto da vida!