Maravilhas do Própolis
Quero falar agora de outro elemento presente na natureza sendo ele um ótimo antibiótico natural a Própolis.
Muito se tem falado a respeito da Própolis, ele é um poderoso antibiótico natural, que estimula o sistema imunológico. Parte constituinte do mel. Graças à ação antibiótica da própolis, que age protegendo de vírus e bactérias, a colmeia é um dos lugares mais estéreis conhecidos na natureza. Esta maravilhosa substância resinosa é o sistema imunológico dos vegetais superiores (árvores); as abelhas a recolhem e transformam, para desinfetar a colméia.
A própolis contém uma grande variedade de elementos: 22 aminoácidos, vitaminas do Complexo B, minerais entre outros. Dentre estes compostos, destacam-se os bioflavonóides. A própolis em estado bruto contém 500 vezes mais bioflavonóides que as laranjas, é um poderoso remédio com funções antibacterianas, anestésicas e cicatrizantes, muito benéfico em estados de convalescença. A ação da própolis se dá graças à ação sinérgica conjunta de todos os seus componentes. Devido a sua composição e propriedades, é recomendado em infecções respiratórias, mesmo as graves, ou em qualquer situação nas quais as defesas do organismo estejam baixas.
- Fortalece o sistema imunológico
- É antisséptico, e antibacteriano atiinflamatório, antioxidante, antiviral, cicatrizante
- Combate distúrbios da flora intestinal e úlceras gástricas
- Combate diversas inflamações: gengivite, sinusites, pneumonias, amidalites e bronquites
- Ação antiviral – combate os sintomas da gripe e da herpes
- Auxilia no tratamento de combate às cáries
- Possui ação antioxidante, combatendo os radicais livres
- Possui efeito cicatrizantes auxiliando no tratamento de queimaduras e regeneração dos tecidos
- Auxilia no alívio das dores através de suas propriedades anestésicas
- A ação anti-bacteriana promove o combate a bactérias
- Auxilia no tratamento da nefrite e da prostatite
É um ótimo biorregulador, refazendo a capacidade de defesa, funcionamento e adaptação do organismo. Os oligoelementos justificam muitas virtudes do própolis, pois, participando dos processos metabólicos, fermentativos e vitamínicos, contribuem para a cura de estados anêmicos, previnem a arteriosclerose e aumentam a capacidade imunológica do organismo. Por sua vez, os flavonoides, com mais de 40 ações farmacológicas, são sua base. Suas qualidades antioxidantes, além de reduzir o efeito dos radicais livres, são responsáveis pela ação antiviral, ao inibir o progresso dos vírus patogênicos. Além do amplo efeito antibacteriano, a própolis estimula a reação imunológica do organismo, complementando ambas as funções sem produzir alterações na flora bacteriana, coisa que ocorre com os antibióticos sintéticos. Outra virtude da própolis é sua capacidade de transportar-se, indistintamente, através do sangue ou da linfa, a todo o organismo.
Indicações: como antibiótico natural, em infecções e contusões, para reduzir inchaços e diminuir dores; para úlceras, abcessos e furúnculos, para aliviar os sintomas de tosses, gripes e resfriados, bem como para problemas respiratórios, circulatórios, digestivos, dermatológicos e odontológicos. Não existem contra-indicações e não se hão detectado reações alérgicas, nem toxidade por superdosagem. É perfeitamente compatível, e até complementar, de outras práticas terapêuticas. São diversos os benefícios apresentados pela própolis, no entanto ela é mais conhecida pela ação que desempenha no combate as doenças respiratórias. A manutenção da saúde bucal também pode ser influenciada positivamente pela própolis, apesar das descobertas nessa área serem recentes os benefícios já podem ser comprovados por aqueles que utilizam essa substância.