Pão Integral de Centeio

pao de centeio

Pão de centeio

Ingredientes:

250 g de farinha de centeio

250 g de farinha de trigo integral

1 sache de fermento para pão (Dona Benta, Otker, Flesman)

2 colheres (chá) de manteiga

250 ml de leite ou água morna

sal

Preparo:

Em um recipiente grande misture a farinha de centeio a farinha de trigo integral o sache de fermento, o leite morno (para ajuda a ativar o fermento ) a manteiga (em temperatura ambiente) e o sal. Mexa muito bem com cuidado, para que os ingredientes fiquem bem misturados formando uma bola de massa.

Depois de tudo bem misturado, retire esta massa para uma mesa ou uma superfície onde possa sovar a massa até ela ficar lisa, soltando da mão. Abra a massa com um rolo e depois, enrole os pães no formato desejado.

Coloque em assadeira, ou forma própria de pão, untada e esfarinhada, ponha para crescer até dobrar de tamanho, aproximadamente uma hora em local aquecido sem corrente de vento. Para acelerar o processo esquente o forno em que irá assar pra ele ficar morninho deixe o pão crescendo lá até a hora de assar.

Asse em forno médio 250º por 20 minutos. Por fim espete um palito para ver se está assado. Não retire ainda o seu pão do forno espere mais uns 20 minutos, senão ele pode abaixar. Ótimo para tomar com chá. Não deixe de conferir o Post sobre chás

 

Até a proxima!

Share and Enjoy !

Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *