Low Carb Conheça os benefícios naturais desta alimentação.
Você provavelmente já ouviu falar da dieta Low Carb, mas você sabia que ela é muito mais que isso! Conheça agora os benefícios naturais desta alimentação low carb.
A alimentação low carb é um estilo de vida que pode e deve ser adotada com uma perspectiva de longo prazo e feita com orientação profissional.
Ela tem como princípio o consumo de comida saudável e de verdade, ou seja, os produtos industrializados não fazem parte de sua rotina alimentar por serem cheios de conservantes.
Ao contrário do que se pensa a base da alimentação Low Carb não é gordura e proteína, e sim LEGUMES e VEGETAIS. Alimentos densos do ponto de vista nutricional.
A low carb se adequa a restrição mais severa (Very Low Carb – VLC – ou cetogênica) ou brandas (menos de 45% das calorias como carboidratos).
As regras básicas da alimentação Low Carb são:
- Eliminar o açúcar o máximo possível;
- Evitar certos tipos de grãos, especialmente o trigo e seus derivados;
- Evitar certos tipos de raízes, principalmente para os que precisam perder mais peso;
- Comer comida de verdade, ou seja, natural, sem aditivos químicos e não industrializada!
Ao reduzir os carboidratos e preferir a versão integral, haverá menos acumulo de macronutriente, o que evita que a gordura se acumule.
A alimentação low carb pode ser uma boa alternativa para quem precisa controlar a glicose no sangue, caso dos diabéticos, por exemplo.
A redução nos carboidratos faz ainda com que o corpo tenha que utilizar a gordura como fonte de energia, processo que reduz o tecido adiposo favorecendo o controle do peso.
Alimentos na Low Carb
As carnes
Todos os tipos de carne e frutos do mar podem ser consumidos: carne de gado, frango, peixes e porco está ultima procure evitar, pois tem muitas toxinas.
Os ovos
Os ovos são uma fonte completa de proteínas.
Ajuda você a perder peso.
Não aumenta os níveis de colesterol.
É rico em colina, um nutriente essencial para o desenvolvimento do cérebro.
É um alimento nutricionalmente completo.
Sempre que possível, dê preferência para ovos caipiras ou de capoeira, que você possa comprar em um local conhecido de granjas locais. Dessa forma, a qualidade nutricional do seu ovo, com certeza, será muito maior!
Óleos saudáveis
Prefira sempre para cozinhar, óleo de coco, ghee e banha de porco. Azeite de oliva, óleo de gergelim, óleo de abacate. Por serem óleos super saudáveis. Os outros óleos os Poli-insaturados quando são submetidos a temperaturas muito altas, sofrem oxidação, uma mudança em sua estrutura molecular que dá origem a substâncias prejudiciais ao organismo
Frutas:
Quando optar por uma fruta opte por uma que tenha menos açúcar, como: o kiwi, morango, pitanga, acerola, maracujá, abacate são frutas com baixo teor de carboidratos e alto percentual de gorduras do bem.
As demais frutas precisam ser consumidas com moderação, principalmente por quem deseja perder peso. Veja algumas para você se orientar:
Ameixa, melão, pêssego e nectarina, laranja, mexerica, tangerina, maçã, pera e mamão tem médio níveis de açúcar, já a banana, caqui, figo, uva, manga, abacaxi e melancia tem níveis altos de açúcar.
Quando for consumir os vegetais, todas as folhas podem ser consumidas em abundância: alface, acelga, rúcula, couve, mostarda, agrião, espinafre, endívia, entre outras. Elas são cheias de vitaminas e fibras, fornecendo saciedade. eu particularmente gosto muito da alface americana.
Os legumes:
Os legumes estes merecem uma atenção especial para a saúde. Eles devem fazer parte do cardápio diário de qualquer pessoa, principalmente dos adeptos da Dieta Low Carb.
Veja alguns que você pode usar: A abobrinha, é a que eu gosto mais ela é muito versátil, você pode usa-la de qualquer modo e em qualquer preparação de Pizza a Macarrão pode fazer com ela!
Também o tomate, brócolis, couve-flor, alcachofra, nabo, rabanete, pimentão, repolho, berinjela, abóbora, jiló, couve-de-bruxelas, quiabo, aspargos, pepino, azeitonas, cebola, alho, chuchu, alho-poró, palmito.
Cenoura e beterraba podem ser consumidas, mas com cuidado, para aqueles que visam a perda de peso, pois elas possuem um teor maior de carboidratos.
Dentre todos o espinafre é o melhor, cozido contém, só 3 gramas de carboidratos por porção e muitos folatos que ajudam na concentração e na memória. Ele é muito rico em vitamina K ajuda a proteger a saúde do coração e dos olhos.
Temperos:
Na preparação de seus alimentos quando for temperar escolha temperar a sua comida com condimentos naturais, como: ervas frescas e secas, cebola, alho, cúrcuma, pimenta-do-reino, gengibre, páprica, sementes de mostarda, estes condimentos além de beneficiar nossa saúde despertarão novos sabores.
SEMENTES
Entre as melhores para o nosso organismo, são as sementes de linhaça, chia, girassol, abóbora e gergelim. Por serem ótimas fontes de fibras, elas contribuem para a boa digestão e o bom funcionamento do intestino, ajudando ainda a reduzir o colesterol e o índice glicêmico.
Os cogumelos
Ótimo para dietas como a low-carb — por serem bem saciantes, e baixo em carboidratos digeríveis.
Sendo que os principais tipos de cogumelos podem ser incluídos sem medo:
- champignon,
- cogumelo branco,
- cogumelo paris,
- portobello,
- shimeji,
- shitake,
e outros que existem — mas eu pessoalmente nunca comi.
Os laticínios
Dê preferência para laticínios fermentados, tais como: iogurte natural, queijo e coalhada.
No processo de fermentação, a lactose é transformada, em grande parte, em ácido lático. Nata, creme de leite, manteiga também são permitidos. Quem diria né?
Os queijos mais indicados são aqueles mais gordurosos e maturados, contendo menos lactose. Apesar de serem muito ricos em cálcio com exceção da ricota e do brie. Exemplos: parmesão, provolone, brie, gouda, muçarela, prato.
ADOÇANTES:
Como o açúcar deve ser eliminado, as melhores opções de adoçantes são:
Xilitol a grande vantagem desse álcool de açúcar é que ele apresenta apenas 60% dos carboidratos do açúcar.
Eritritol é um adoçante que é encontrado em estado sólido, tem poucos carboidratos absorvíveis cerca de apenas 6% do seu peso.
Stevia é totalmente atóxico, não calórico e não tem contraindicação. Pode ser levado ao fogo e ao congelador são as opções. Entretanto, qualquer um deles deve ser consumido o mínimo possível.
ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS NA LOW CARB
O açúcar deve ser eliminado das preparações e em todas as suas formas busque consumir cada vez menos açúcar seja ele refinado, cristal, mascavo, demerara. O açúcar é viciante e não faz bem para a saúde!
GORDURAS ARTIFICIAIS E REFINADAS
As gorduras artificiais, como a margarina, e as gorduras refinadas, tais como os óleos vegetais de soja, de canola, de milho, de girassol, devem ser evitadas na alimentação low carb.
Nem preciso falar da gordura vegetal hidrogenada, a mais desastrosa de todas elas! A margarina é um dos piores alimentos para a saúde e está associada a várias doenças.
O trigo e seus derivados principalmente o refinado (pães e companhia) devem ser evitados na alimentação. Além de conter glúten, são carboidratos de baixa densidade nutricional.
Deve-se principalmente eliminar refrigerantes, sucos de caixinha, bebidas energéticas e isotônicos. São carregados de açúcar e de aditivos químicos. Nem mesmo os refrigerantes light, zero ou sem açúcar devem ser consumidos. Não podemos considerá-los um alimento!
Bom agora você já sabe um pouquinho mais a respeito da alimentação Low Carb e que difere um pouco da dieta Low Carb que é mais restritiva, você pode optar em aderir a está alimentação. Lembrando que sempre é bom consultar um profissional para adequar a melhor combinação para você.
Um abraço e fiquem com Deus