Alimentos funcionais podem parecer um pouco confuso?

Alimentos funcionais podem parecer um pouco confuso?

 

Os Alimentos funcionais

Hoje vivemos em uma época do fast food, não se tem mais tempo para comer com qualidade. Mas será isso mesmo verdade? Que vivemos em uma época de comidas prontas e congeladas isso é bem verdade.

Porém ao falarmos em alimentos funcionais pode parecer um pouco confuso; afinal, todos eles não têm uma função não é mesmo.

Todos os alimentos fornecem nutrientes, mas só os considerados funcionais são capazes de promover uma melhora significativa através de suas propriedades únicas reduzindo assim o risco de alguma doença, com colesterol e diabetes.

Você certamente já preparou algum prato com alimentos funcionais mesmo sem saber, já que, temperos como cebola e alho, que são considerados funcionais, são a base para várias receitas.

Não há como negar que a maioria de nós deseja ter uma vida repleta de saúde, e para isso manter uma alimentação saudável é fundamental.

A enorme quantidade de produtos alimentícios disponíveis nas prateleiras dos supermercados com rótulos que afirma ter redução de sódio ou “zero açúcar”, “zero glúten e lactose” e “zero gorduras” acaba confundindo quais são realmente os que devemos comer para alcançar os bons hábitos alimentares.

Os produtos “menos saudáveis” no mercado concorrem com a essência da boa alimentação e do equilíbrio. O importante mesmo é definir a quantidade e qualidade, de acordo com os valores nutricionais que estes alimentos têm.  Todo alimento em excesso pode causar efeitos ruins ao organismo.

Esta prática vale para qualidade dos alimentos: procure sempre  frutas, verduras e legumes frescos.

Alimentos  proteicos como carne, frango, peixe e ovos, feijões, sementes e oleaginosas com boa fonte de carboidratos complexos, encontrados nos tubérculos, cereais e nas raízes.

25 Alimentos para queimar calorias

Um dos grandes segredos é optar na medida do possível por ingredientes naturais  os minimamente processados  e, se estiver ao seu alcance, os orgânicos.

O importante é que você saiba que todos esses alimentos somente funcionam quando fazem parte de uma dieta equilibrada e balanceada.

Isto quer dizer que se você estiver utilizando um alimento para controlar o colesterol,  somente terá resultados positivos, se a ingestão deste estiver associada a uma dieta pobre em gordura saturada e livre de colesterol.

Em cada alimento encontra-se a alquimia que os torna funcionais, veja alguns o seu  compostos funcional, e para que servem e em quais alimentos são encontrados:

Ácidos graxos ômega-3

Para que servem: Redução do LDL – colesterol; ação anti-inflamatória; indispensável para o desenvolvimento do cérebro, proteção das coronárias evitando o acumulo da placa de ateroma.

Principal fonte: Peixes de águas geladas como sardinha, salmão, atum, anchova, arenque.

Ácido linolênico

Para que servem: Estimula o sistema imunológico e tem ação anti-inflamatória;

Principal fonte: Óleos de linhaça, colza, soja; nozes e amêndoas.

Catequinas

Para que servem: Reduzem a incidência de certos tipos de câncer, reduzem o colesterol e estimulam o sistema imunológico;

Principal fonte: Chá verde, cerejas, amoras, framboesas, mirtilo, uva roxa, vinho tinto.

Licopeno

Para que servem: Antioxidante, reduzem níveis de colesterol e o risco de certos tipos de câncer, como de próstata;

Principal fonte: Tomate e derivados, goiaba vermelha, pimentão vermelho, melancia.

Luteína e Zeaxantina

Para que servem: São Antioxidantes; protegem contra degeneração macular;

Principal fonte: Folhas verdes (luteína). Pequi e milho (zeaxantina).

Como vemos os alimentos funcionais nos auxiliam promovendo uma desintoxicação de dentro para fora. Quando nossa alimentação é baseada em alimentos funcionais, ela é caracterizada por ser uma alimentação anti-inflamatória.

Quando nosso corpo esta inflamado temos dificuldade de perder peso, o intestino não funciona, há muitas toxinas no sangue ocasionando enxaquecas, aumento do colesterol, aumento do estresse  entre outras enfermidades no qual o corpo padece.

Ao buscarmos uma alimentação mais saudável possível todo nosso corpo passa por uma transformação obtendo mais vigor, energia e disposição.

 

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Talves você também tenha interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *