Com o passar dos anos nosso corpo vai envelhecendo e vamos perdendo a elasticidade bem como o revestimento de nossas articulações. O colágeno e os proteoglicanos desaparecem.
Isso leva à inflamação nas articulações. A cartilagem amolece, perde resistência e fica muito mais fina, o que faz com que o osso não tenha mais proteção. Consequentemente a degeneração das mesmas, ocasionando dores, inchaços, perda ou limitação da função articular.
Vai aparecendo a artrite e a artrose, a artrite é a inflamação enquanto a artrose é a degeneração das articulações. Porem ambas podem ser tratadas a diferença é que a Artrite normal muitas vezes desaparece com remédios naturais ou anti-inflamatórios prescritos pelo médico.
Já a artrose é mais difícil, por se tratando de uma degeneração muitas vezes não se tem como reverter o quadro. Em ambos os casos podemos fazer uso dos remédios caseiros tanto para artrose como para a artrite que possuem propriedade anti-inflamatória e em dependendo do caso pode ser usados somente eles ou junto como complementar do tratamento indicado pelo médico, já que atuam promovendo alívio dos sintomas. Além disso, podem potencializar o efeito dos remédios recomendados pelo ortopedista, acelerando a recuperação.
O alecrim, o salgueiro, a ulmária, a sucupira e o extrato das sementes de abacate são opções naturais que podem ser utilizadas no tratamento da artrose e artrite, já que possuem ação anti-inflamatória. Abaixo veja como fazer uso destes remédios naturais.
1. Chá de Alecrim
O alecrim possui propriedades que ajudam na restauração da articulação, sendo um excelente complemento para o uso como remédio anti-inflamatórios aliviando os sintomas da artrose e artrite.
Ingredientes
- 1 colher (de chá) de folhas verdes ou secas de alecrim;
- 250 ml de água fervente.
Modo de preparo
Adicionar as folhas de alecrim em uma xícara de água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Depois, coar e beber o chá ainda morno, repetindo 2 a 4 vezes por dia.
2. Chá de salgueiro e ulmária (planta com flor delicada)
O chá de salgueiro e ulmária possui fortes propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que ajudam a aliviar a dor de muitos problemas nas articulações, como artrose, artrite ou gota. Além disso, a ulmária é rica em acetilação uma forma não sintética do ácido acetilsalicílico (melhoral) em decorrência disso ela ajuda a baixar ligeiramente a temperatura corporal, o efeito pode ser acentuado por mais tempo.
Ingredientes
- 1 copo de água;
- 1 colher (de sopa) de cascas do tronco de salgueiro;
- 1 colher (de sopa) de ulmária.
Modo de preparo
Colocar todos os ingredientes numa panela e deixe ferver por, aproximadamente, 5 minutos. Tampar, deixar esfriar, quando estiver morno, coar e beber a seguir. Recomenda-se tomar 1 xícara de manhã e outra à noite.
3. Extrato de caroço de abacate
Um bom óleo para massagem no local é o extrato alcoólico de caroço de abacate sendo excelente para combater as dores causadas pela artrite, artrose e reumatismo. Seu uso é tópico e deve ser usado no local da dor, em forma de massagem sendo capaz de diminuir a dor e o inchaço da região porque contém 2 citocinas pró-inflamatórias ideal para que sofre de osteoartrite.
Ingredientes
- 700 g de caroços de abacate ralados;
- 1,5 l de álcool etílico.
Modo de preparo
Deixar os caroços de abacate secar ao sol, estando cobertos com um tecido fino, como o filó, para proteger das moscas, por exemplo, durante 3 a 5 dias. Depois que o caroço estiver seco e diminuído de tamanho, deve-se ralar o caroço usando um ralador de cozinha. Coloque o caroço ralado num recipiente de vidro juntamente com o álcool e feche. A seguir deve-se manter o frasco fechado, dentro de um local fechado, em repouso durante 3 dias, mas é importante mexer o conteúdo 1 vez ao dia, todos os dias.
Depois desse período de descanso, o extrato alcoólico está pronto para ser filtrado e usado. Basta molhar uma gaze limpa com o extrato e colocar sobre a articulação afetada deixando atuar durante 15 à 20 minutos.
4. Chá de sucupira
A sucupira é uma planta medicinal que possui propriedade anti-inflamatória, analgésica e anti-reumática, ajudando a diminuir a inflamação das articulações, combatendo a dor e do desconforto causado pela artrose suas sementes são usadas a muito tempo na medicina natural.
Ingredientes
- 1 litro de água;
- 10 gramas de sementes de sucupira.
Modo de preparo
Esmagar as sementes de sucupira e acrescentar em 1 litro de água, deixando ferver. Em seguida, coar, esperar amornar e tomar 1 xícara 2 a 3 vezes por dia. Outra forma de usar a sucupira para combater a artrose é através da massagem na articulação com o óleo de sucupira.
5. Salsão
Você pode aliviar as inflamações através do salsão também conhecido como aipo.
O salsão possui propriedades hipoglicemiantes, anti-inflamatórias, antioxidantes, analgésicas e hepatoprotetoras desintoxica o organismo, depura o sangue, melhora a digestão, diminui a pressão arterial, alivia dores articulares como a artrite e a artrose.
Para aproveitar todos os seus benefícios você pode usar de 2 a 3 talos junto com as folhas no suco de sua preferência, ou fazer um chá de aipo.
Esse chá é excelente para dor nas articulações e também serve para quem tem ácido úrico alto.
Ingredientes:
- 20 gramas de qualquer parte do aipo;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
Colocar o aipo na água fervente, tapar, deixar amornar, coar e beber a seguir.
O gengibre e a cúrcuma no combate a dor articular
O gengibre contém gingeróis e shogaols, oleorresinas muito eficazes que, são usadas no tratamento de inflamações causadas por dores nas articulações. Para potencializar seu efeito basta usa-lo com outro potente anti-inflamatório que é a cúrcuma, amplamente usada para tratar doenças associadas à inflamação.Também é usada em caso de inchaços traumáticos e dores nas articulações.
Ingredientes
- 5g de cúrcuma
- 5 g de raiz de gengibre fresco
- 1 pau de canela (5 g)
- Um litro de agua
- 1 colher de sopa de mel (25 g)
Preparo
- levar o litro de água para ferver.
- Depois, quando começar a ferver, acrescente o gengibre, a canela e a cúrcuma para que cozinhem por 30 minutos.
- Após este tempo, desligue o fogo e deixe a infusão descansar por cerca de 15 minutos.
- Coe todo o conteúdo
- Adoce com 25 g de mel e transfira todo o conteúdo para uma garrafa de vidro escuro. Você não precisa deixar na geladeira. Guarde-o em um local onde não haja sol e em temperatura ambiente.
- Tome a primeira xícara com o estômago vazio. Ao longo do dia sempre 20 minutos após as refeições.
Espero que tenha gostado desta postagem, se gostou compartilhe a mesma, acreditando que muitas outras pessoas também estejam com estes mesmos problemas.
Até a próxima cuidem-se e fiquem com Deus