O chá preto é um dos quatro tipos definidos de chás no mundo. O chá preto é o tipo de chá mais comum no Ocidente, tanto em saquinhos como em folhas. Grande parte do chá preto consumido internacionalmente é produzida na Índia.
O chá preto é processado de duas formas, em CTC (Crush, Tear, Curl – Esmagamento, Rasgo, Enrolamento) ou em folhas inteiras.
O método CTC é usado para folhas de baixa qualidade que acabam muitas vezes em saquinhos de chá e são processados por máquinas. Este método é eficiente para produzir um produto a partir de folhas de qualidade média ou baixa.
O processamento manual é usado para chás de qualidade elevada. Este estilo de processamento ortodoxo resulta num chá de qualidade elevada procurado por muitos conhecedores e apreciadores de chá. O chá é deixado oxidar, depois enrolado e finalmente seco em bandejas quentes.
Existem vários tipos de chás pretos, mas entre os mais famosos estão os indianos Darjeeling, Assam e Ceilão, e o chinês Keemun.
O chá preto é o mais forte e o mais cafeinado de todos os chás que são produzidos a partir da planta Camellia sinensis.
Bastante popular, o chá preto passa por um processo de oxidação que deixa as suas folhas com a característica aparência mais escura que os demais chás da mesma erva, a Camellia sinensis. O chá preto possui oxidantes que ajudam o seu sistema imunológico a proteger o organismo contra câncer e doenças cardiovasculares. Além disso, é um forte aliado na luta contra a hipertensão, envelhecimento precoce das células e formação de pedras na vesícula.
Para aqueles que se preocupam com peso e calorias, uma dose de 100ml de chá preto contém apenas uma caloria, além de estimular o metabolismo a queimar calorias. Possui grande quantidade de potássio e magnésio fortificando ossos, músculos e nervos e ainda possui flúor, que dá um trato nos dentes.
Porém, é bom ficar atento, pois o chá preto possui um alto teor de cafeína, já que a substância pode causar insõnia e excreção urinária, induzindo o organismo a eliminar mais água que o normal. Em contrapartida, a cafeína também estimula atividades cerebrais e melhora a memória. Também é ótimo para a diarreia pois através do tanino presente em sua formulação tem a propriedade de prender o intestino.