Como os suplementos podem ser benéficos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como os suplementos podem ser benéficos

Muitas pessoas tomam um comprimido polivitamínico e alguns suplementos minerais como um seguro nutricional contra deficiências dessas substâncias. Mas pesquisas recentes mostram outras razões para se usarem suplementos a base de plantas medicinais, para prevenção e cura e indicam que os níveis ideais podem ser maiores do que é dito pela sabedoria popular. Se você estiver saudável, há alguma vantagem em tomar suplementos regularmente? E se você vier a ter um disturbio ou enfermidade, pode esperar que os suplementos sejam uteis?

A sabedoria popular há muito tempo diz, que se as pessoas saudáveis comem suficentemente bem para evitar deficiencias nutricionais especificas, não é necessário complementar a alimentação. Elas precisam apenas consumir quantidades que atendam à IDR Ingestão Diária Recomendada e seguir outra orientações para ingestão de vitaminas e minerais determinadas pelo Ministério da Saúde. Mas mesmo que se aceitem os padrões estipulados pelo governo para aingestão de vitaminas e minerais como adequados para se manter a boa saúde, há muitas evidências de que a maioria das pessaos nem chega perto de atender essas necessidades nutricionais.

Estudos mostram que uma percentagem mínima dos brasileiros come a quantidade diária de frutas e legumes frescos recomendada para se obter o nível mínimo de nutrientes considerado necessário para evitar doenças. De acordo com outro estudo, um grande número de pessoas tende a escolher alimentos nutricionalmente insatisfatório. Como escolher batatas fritas ao invês de uma salada fresca ao se servirem, e preferirão um refrigerante a um copo de suco natural. Esses e outros alimentos podem contribuir não apenas para o excesso de gordura e açucar na alimentação, mas também podem resultar em ingestões menores do que o ideal de vitaminas, minerais e substâncias fitoquímicas que combatem doenças.

A maioria das pessoas que deseja manter uma alimentação saudável e pobre em gorduras terá dificuldade de obter as quantidades recomendadas de vitamína E apenas na alimentação, porque muitas das fontes alimentares da vitamina E são ricas em gordura. Outra complicação é que uma alimentação equilibrada pode não conter as substâncias mais especializadas, óleo de peixe, isoflavonas da soja ou ácido alfa-lipóico, que os pesquisadores acreditam que promova a saúde. Para pessoas saudáveis que nem sempre podem seguir diariamente uma alimentação bem equilibrada, um suplemento pode preencher essas lacunas nutricionais ou reforçar os níveis de nutrientes consumidos de adequados para ótimos.

Alguns suplementos que servem como antioxidantes de alta potência contra doenças do envelhecimento estão o selênio, os carotenóides, os flavonóides,alguns aminoácidos e a coenzima Q10. Acredita-se que a Ginko Biloba   pode melhorar muitos sintomas relacionados com a idade, principalmente aqueles que envolvem redução do fluxo sangüineo, como a tontura, impotência e perda da memória recente. Há estudos comprovados de que substâncias encontradas na equinácea e em outras plantas, fortalecem o sistema imunológico, eque os fitoestrógenos, como as isoflavonas da soja, ajudam a retardar ou a evitar câncer e doenças cardiacas.

Share and Enjoy !

Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *