Semente de abóbora é aliada da saúde

O uso das sementes de abóbora data oo século XVII, com relatos no combate a parasitas intestinais, com efeitos benéficos para os adultos e crianças. As sementes, retiradas dos frutos completamente maduros, são ricas em ácidos graxos mono e poliinsaturados, elevado teor de fibras e fonte dos minerais zinco, magnésio e potássio e das vitaminas E, A e do complexo B. O óleo de semente de abóbora extra virgem possui sabor suave, o que permite sua utilização em diversas preparações, principalmente em saladas. Quando é torrada e salgada ou usada como aperitivo. Moída, substitui o sal para temperar.

A semente traz diversos benefícios à saúde, desde atuar no controle da pressão arterial até auxiliar no humor. Veja alguns dos principais benefícios da semente:

Coração

O óleo da semente de abóbora extravirgem é fonte de ômega 9, àcido graxo monoinsaturado que auxilia na prevenção e controle de doenças cardiovasculares,. Seu consumo auxilia na redução do colesterol e triglicérides. A semente também é rica em potássio, mineral que auxilia no controle da pressão arterial.

Constipação

As sementes de abóbora estão entre os alimentos com maior teor de fibras, auxiliam na prevenção e tratamento da constipação intestinal. A semente previne doenças intestinais, pois diminui o contato das substâncias tóxicas que existem no intestino, varrendo e eliminando essas substancias.

Olhos

Fontes de vitamina A as sementes de abóbora e o óleo de semente são bons para a saúde dos olhos, prevenindo doenças como a degeneração macular.

Pele

Rico em vitaminas E, uma vitamina com potente ação antioxidante, o consumo diário do óleo de semente de abóbora pode ser um coadjuvante no combate ao envelhecimento precoce não só para a pele, bem como também das células de todo o organismo.

Vermífugas

As sementes de abóbora têm ação vermífuga devido ao principio ativo cucurbitácea, presente na semente. A cucurbitácea, também lhe confere propriedades antiinflamatórias, prevenindo doenças na próstata e no trato urinário. Alguns autores mencionam a semente crua e descascada outros a semente torrada. De qualquer forma, como é um tratamento de dose única, a indicação é de 100 a 150 gramas (crianças) e 200 a 250 gramas (adultos).

Sistema imunológico

O consumo de semente de abóbora ajuda a fortalecer o sistema imunológico, uma vez que é fonte de zinco, mineral necessário par a diferenciação das células do sistema imunológico.

Depressão

As sementes de abóbora são fontes de triptofano, aminoácido precursor da seretonina hormônio relacionado ao bem estar e com a melhora do humor e depressão.

Assim como podemos ver na natureza cada vez mais podemos observar que tudo para nossa saúde e bem estar foi providenciado por nosso Deus, bastando apenas que colhemos e conheçamos.

A Paz esteja com vosco.

Share and Enjoy !

Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *