Alimente-se bem e previna-se da Gripe

Relação alimentação X gripe

A especialista em nutrição Dr.ª Lisa Hark, Diretora do Programa Educacional de Prevenção e Nutrição da Universidade de Medicina da Pensilvânia, explicou como uma dieta saudável pode ajudar a reduzir o aparecimento de espirros, narizes entupidos, irritação do frio e até a  gripe.

Uma alimentação saudável  reforça o sistema imunológico, e pode mesmo impedir que se instale qualquer bactéria ou vírus. Diz a Dr.ª Lisa Hark.  A questão é não esperar até ficar doente para fazer estas mudanças; e rever a sua dieta alimentar antes que o vírus da gripe tenha a possibilidade de se instalar. De preferência a alimentos saudáveis, não a vitaminas.

Alimentos saudáveis são muito melhores que suplementos para a prevenção da gripe, porque através de alimentos conseguimos todos os nutrientes. Tipo, chupar uma laranja é melhor do que tomar vitamina C porque a laranja oferece-lhe um conjunto de nutrientes – magnésio, potássio, folato, vitamina B6 e flavonoides ricos em antioxidantes.

Mesmo sabendo que a vitamina C é importante para o sistema imunológico saudável, os estudos não mostram que tomar doses massivas de vitamina C consegue impedir o vírus da gripe de agir. Contudo, sabemos  que comer frutas e vegetais ricos em vitamina C ajuda a tornar o sistema imunológico mais forte. O sistema imunológico é o que protege das infecções virais, então os alimentos que comemos têm um impacto significativo na sua capacidade de combater vírus como o da gripe. A razão para os frutas e vegetais serem melhores para o sistema imunológico se deve ao fato de conterem  vitamina A e E, tal como os flavonoides que trabalham em conjunto com a vitamina C para tornar o sistema imunológico, e todo o corpo, saudável.

Uma das formas mais simples de aumentar a ingestão de frutas e legumes é incorporar sucos naturais na sua dieta. Contudo, nem todos os sucos são adequados. Certifique-se de  escolhe sucos com 100% da fruta, porque os outros sucos que são processados industrialmente contêm açucares extra, corantes e conservantes químicos  e calorias.

Certifique-se que as frutas e legumes fazem parte de todas as suas refeições. Basta adicionar fatias de frutas no café da manhã ou no lanche nunca coma junto às refeições, pois as propriedades contidas nas frutas acabam acidificando o alimento provocando azias e fermentação  no intestino. Coma preferencialmente no almoço tomate, pois o mesmo é muito rico em flavonoides, ótimo antioxidante protege nos homens a próstata e nas mulheres o colón do útero  contra o câncer. Na janta faça uma refeição leve com uma salada ou sopa de vegetais.

Enquanto se foca em manter, ou aumentar, a quantidade de fruta e legumes que ingere não se esqueça de complementar com outros alimentos saudáveis que o seu sistema imunológico necessita. Uma dieta bem balanceada com carnes magras, peixe, legumes, laticínios, cereais e frutas secas que fornece ao organismo tudo o que necessita para uma alimentação equilibrada. E um corpo saudável tende a possuir um sistema imunológico forte.

Fontes proteicas como carnes magras,  ovos e legumes são especialmente importantes pois fornecem  aminoácidos que o corpo precisa para construir os elementos do sistema imunológico. As carnes magras também contêm ferro e zinco; a deficiência nestes minerais pode causar uma quebra no sistema imunológico. Evitar comida pouco saudável é muito importante. Mantenha-se afastado de açucares e gorduras, como as gorduras saturadas, presentes principalmente nas frituras e nos biscoitos recheados.

Uma alimentação saudável é eficaz e muito importante caso venha a contrair gripe. Beba muitos líquidos ao longo do dia, preferencialmente água e sucos com 100% da fruta. Faça três refeições diárias e não se esqueça das frutas e legumes. é fundamental ir recuperar as energias que precisa para a recuperação, já que o seu corpo está debilitado.

O que mais se pode fazer para prevenir as gripes

Uma alimentação saudável é só parte da solução. A Drª Hark tem outros conselhos para ajudá-lo a manter-se saudável:

Descanse. Hoje em dia, a maioria das crianças e adultos não dorme o suficiente. Quando o corpo não descansa o suficiente, existem maiores probabilidades de adoecer.

Vacine-se contra a gripe. A Drª Hark diz que independentemente da idade, a vacina contra a gripe é sempre um excelente meio de prevenção. A vacinação adquire uma especial importância para pessoas idosas com problemas respiratórios.

Share and Enjoy !

Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *