Uso das Ervas Vida Saudável

Entenda a artrite e suas complicações

A partir desta semana irei falar a respeito de algumas doenças e de como buscar auxilio na fitoterapia  com o auxilio das ervas medicinais, tais com a artrite e suas complicações

Há mais de 100 doenças que cabem na designação de artrite. Os sintomas são rigidez e dores nas articulações e em certos casos com grave limitação dos movimentos. A artrite é um estado crônico que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Se você sofre de artrite veja como aliviar os sintomas recorrendo a uma diversidade de métodos naturais.

A dor pode ser causada por lesão ou artrite reumatoide. Alergia alimentar ou infecção. Uma dor que não seja diretamente causada por uma lesão pode ser tratada com remédios naturais.

A artrite esta principalmente associada  à degeneração das cartilagens nas articulações devido ao uso e ao desgaste da idade, a osteoartrite pode ter um componente genético. Para diminuir a probabilidade de lesões articulares, evite a obesidade, pois ela aumenta o esforço nas articulações. Siga uma alimentação saudável com muitas frutas e legumes, que fornecerão os nutrientes de que seu organismo precisa para reparar a cartilagem danificada.

Para ajudar a prevenir a artrite reumatoide, tente descobrir e evitar possíveis fatores desencadeadores. Entre eles estão o stress e certos alimentos, trigo e outros cereais, carne vermelha, açúcar, gordura animais, sal, café, laticínios e batata. Pimentão, tomate, batata e berinjela podem desencadear artrite em certas pessoas veja se a exclusão destes alimentos alivia o seu estado. A intoxicação por pesticidas e o uso de certos medicamentos também podem desencadear a atrite reumatoide.

Os principais tipos de atrite.

A osteoartrite ocorre quando a degeneração da cartilagem que reveste uma articulação. Acumula-se então liquido em excesso na articulação, provocando inchaço, dor e redução da mobilidade. A osteoartrite é mais comum em pessoas acima dos 60 anos, afetando 3x mais mulheres que homens.

Artrite reumatoide resulta da inflamação da membrana que reveste a articulação e, por fim, também da cartilagem. A articulação incha, torna-se rígida e dolorosa. Neste tipo de artrite, a resposta imunológica normal destinada a proteger da infecção dirigiu-se contra o revestimento da articulação. A doença começa habitualmente nos dedos das mãos e dos pés e punhos. Uma pré disposição para a artrite reumatoide pode ser dada. Algumas pessoas com esta doença têm ainda outros sintomas como fadiga, anemia, ma circulação e problemas nos tendões, olhos e glândula tireoide.

A doença inicia-se em adultos jovens ou de meia idade e é duas a três vezes mais comuns no sexo feminino. As mulheres que tomaram pílulas  anticoncepcionais orais parecem ter menor risco de sofrer de artrite reumatoide.

Artrite infecciosa ocorre quando a inflamação é causada por uma infecção bacteriana, o que pode dever-se a invasão de uma ferida por bactérias ou esta ligada a uma infecção em outro lugar do corpo, como por exemplo, gonorreia ou infecção do trato urinário.

A gota provoca crises agudas de dor nas articulações. Resulta de níveis elevados de ácido úrico o que origina a formação de cristais de ácido úrico nas articulações. O nível elevado de ácido úrico pode dever-se a uma alimentação incorreta, a genética e a alteração da função renal. Frequentemente só é afetada a circulação do dedão do pé durante uma crise, a articulação torna-se vermelha, quente inchada e muito dolorosa. A gota é dez vezes mais comum no homem e geralmente se manifesta na mulher depois da menopausa.

Tratamento

O objetivo da maioria dos tratamentos é reduzir a inflamação para relaxar os músculos e aliviar a dor. Só alguns tentam corrigir as causas do problema.

Alimentação.

De os nutrientes necessários as articulações fazendo uma dieta saudável de frutas e legumes cinco vezes ao dia. Os ácidos graxos essenciais dos peixes gordos, arenque sardinhas ou salmão, as nozes e as castanhas, as sementes e linho e os cereais integrais são particularmente benéficos nas inflamações.

Algumas pessoas acham o abacaxi benéfico, talvez por conter bromelina, enzima que ajuda a digestão e aumenta a absorção de nutrientes.

Especiarias benéficas:  o açafrão da Índia, ou a cúrcuma contem substancias anti-inflamatórias que aliviam as dores nas articulações. Podem juntar-se as raízes, frescas ou em pó, ao caril e outros pratos.

A glucosamina substancia que entra na formação das cartilagens é um dos melhores remédios para a osteoartrite. Você pode tomar simultaneamente sulfato de condriotina outra substancia das cartilagens. O tratamento só começa a atuar ao fim de algumas semanas.

Alimentos antiartriticos, para ajudar no alivio dos sintomas, inclua na sua dieta alimentos com beta caroteno como alimentos amarelos ou alaranjados, ácidos graxos Ômega 3, como peixe rico em gordura e nozes e amendoim, e proantocianidinas como as cerejas.

Plantas medicinais

De acordo com o seu problema, escolha entre:

Chá de chapéu de couro ou chá de sementes de aipo para a  artrite reumatoide, beba uma xícara pequena 3x ao dia.

Chá de quebra pedra ou coentro para a gota estas plantas ajudam os rins a eliminar o ácido úrico

Duas ou três raízes de terrachaco fervidas em um litro de água. Deixe  ferver tampado durante 1 h beba antes das refeições um copo .

Faça uma mistura de quatro partes de azeite, 8 partes de álcool canforado e uma parte de pimenta caiena, utilizada para massagear as articulações.

2 colheres bem cheias de vinagre de maçã em um copo de água quente adoçado com um colher de chá de mel 2x por dia

Consulte o medico se a a dor for intensa e também tiver febre e se os tratamentos não aliviarem os sintomas.

 

 

 

Talvez você possa gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Translate » Traduzir