• G+

Recomendações alimentares para a sua saúde e do seu coração

Recomendações alimentares para a sua saúde e do seu coração

A alimentação saudável é indispensável para a prevenção e tratamento de doenças, inclusive as do coração. Com as recomendações abaixo, você terá uma alimentação equilibrada e saudável.

Aprendendo sobre os diferentes tipos de gorduras:

Saturadas: são aquelas que promovem o aumento dos níveis de colesterol. São encontradas principalmente nas gorduras das carnes, leite integral e seus derivados, biscoitos recheados, croissants, tortas, sorvetes cremosos, coco, gordura de coco e azeite de dendê.

Polinsaturadas: são aquelas que não promovem o aumento do colesterol. São encontradas em alguns óleos vegetais (soja, milho, girassol) e margarinas cremosas, e estão presentes também na gordura de alguns peixes (cavala, arenque, trura, sardinha).

Monoinsaturadas: também não promovem o aumento do colesterol. São encontradas principal­mente no azeite de oliva, óleo de canola, amendoim, avelã, nozes, castanha de caju e abacate.

Gordura Trans: outro tipo de gordura que aumenta o colesterol. Os alimentos ricos em gordura trans são as margarinas em tabletes de consistência dura, gorduras industriais utilizadas na preparação de sorvetes, chocolares, cremes, molhos prontos, maionese e algumas sobremesas cremosas e gordura hidrogenada utilizada para frituras.

Colesterol: o colesterol presente nos alimentos interfere nos níveis de colesterol no sangue. Encontrado apenas em alimentos de origem animal.

Triglicérides: é um tipo de gordura presente no sangue, que em níveis elevados pode estar associado ao consumo de alimentos gordurosos e ricos era carboidratos (açúcar, mel, bolos, doces em geral, chocolates, balas, refrigerantes, pães, massas, tortas, fubá e farinhas). A bebida alcoólica também deve ser evitada.

Dicas importantes:

Inclua fibras na alimentação: cereais matinais sem açúcar, verduras, frutas, legumes e leguminosas (feijão, soja, ervilha, lentilha, grão de bico).

Alterne carnes vermelhas magras com peixes e aves durante a semana

Evite frituras e alimentos gordurosos.

Controle o consumo de massas, pães e cereais, evite consumir dois tipos destes na mesma refeição. Exemplo: arroz com macarrão, batata com arroz, pão nas refeições.

Não se esqueça de tomar líquidos durante o dia.

Elabore sua refeição bem colorida e variada, exemplo: arroz, feijão, alface, cenoura ralada, frango com cebolinha, suco de goiaba gelatina de abacaxi. Coloque no seu prato alimentos de várias cores e sabores.

Utilize óleos vegetais em pequenas quantidades no preparo dos alimenros.

Sempre que possível, pratique atividade física (nunca em jejum).

[wpsr_addthis]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *