O Cérebro este que não conhecemos
Olá meus amigos, quero nesta semana trazer varias postagens a respeito do cérebro, como ele é, quais alimentos são bons e quais são prejudiciais e técnicas para expandir sua mente.
Então vamos lá. Nesta postagem vou iniciar falando um pouco a respeito desta maquina maravilhosa que Deus nos deu o Cérebro.
O cérebro de um homem adulto, pesa cerca de 1 quilo e 300 gramas e contém 86 bilhões de neurônios, ligados por mais de 1 000 conexões sinápticas cada. Esses neurônios comunicam-se por meio de fibras protoplasmáticas chamadas axônio, que conduzem pulsos em sinais potencializando a ação para partes distantes do cérebro e do corpo e as encaminham para serem recebidas por células específicas., precisa no mínimo de 5g de glucose por hora
A regiões do cérebro estão interligadas por 160 mil quilômetros de fibras, denominadas substancia branca, que interliga os diversos componentes da mente, dando origem a tudo o que pensamos, sentimos e percebemos.
Quando a glicose atinge níveis de 0,5 a 0,2g por litro de sangue surge a hipoglicemia, que, no mínimo, conduz à fadiga cerebral e a uma alteração de consciência. Quando o jejum se prolonga o cérebro vai buscar a sua energia aos produtos gordos incompletos para garantir a sua sobrevivência.
Além de glicose o nosso cérebro consome 20% do oxigénio que respiramos. Além disso os neurónios também necessitam de gorduras. Como, o ácido oleico presente no azeite previne o colesterol e a arteriosclerose. que contribuem para reforçar a memória e as funções mentais.
Outro fator importante é a hidratação nosso cérebro precisa estar constantemente hidratado, a falta de hidratação por causar convulsões e falhas de memória.
Assim como nosso corpo, nosso cérebro também precisa de vitaminas para realizar reações químicas principalmente as do complexo B que participam nas atividades químicas dos neurónios, sendo importante para a memória e a concentração.
Bem como as vitaminas os minerais também tem seu papel em nosso cérebro, o magnésio é ótimo como sedativo e o zinco para o funcionamento do paladar e do olfato, e a capacidade de aprendizagem.
Como podemos nutrir o cérebro através da alimentação.
O Ômega-3, ele funciona como um anti-inflamatório poderoso, evitando a morte dos neurônios em nosso cérebro. E podem ser encontrados em peixes de águas frias e profundas nas sementes de linhaça e prímula.
A Sementes de linhaça, gergelim, girassol, abóbora, castanha do Pará, castanha de caju todas estas sementes ajudam a ativar os neurônios em nosso cérebro por causa de seus ácidos graxos.
Coma muita ervilha, feijão branco, azuki, grão de bico. São riquíssimos para energizar o cérebro. Coma muita fruta, pêssego, uva preferencialmente de cor escura, pois a concentração de flavonoides em suas cascas é maior, bem como abacate e tomate pois são neuroprotetores.
Para concluirmos esta postagem vou sugerir uma receita para dar um Up no seu cérebro.
Smoothie de Uva preta, e morango e maça
Ingredientes:
- 10 uvas Izabel
- ½ xícara (chá) de morangos
- 1 colher e meia (chá) de mel
- 1 pitada de canela em pó
- ½ xícara (chá) maçã picada com casca
- 1 colher (sopa) de chia em grãos
- ½ xícara (chá) de gelo (Opicional)
Modo de preparo
No liquidificador, ou com um mixer, caso tenha colocar os ingredientes na ordem listada. Bater bem até que fique uma mistura homogênea e servir imediatamente em um copo grande.
Espero que tenham gostado
E você tem alguma receita de Smooth ou para afiar seu cérebro.
Comente e de sua opinião, adoraria ouvi-la
Amanhã estarei postando
Os 6 ingredientes maravilhosos que fazem seu cérebro crescer
Até lá e fiquem com Deus.
Muito interesante seu artigo,comesei a ler e despertou a vontade de continuar lendo,por causa das boas informaçoes contidas nesse artigo,espero os proximos,abraço.
Obrigado Cicero, sim o nosso cérebro é muito interessante e complexo