Vitamina C o corpo agradece

vitamina-c para o corpo

A vitamina C

Quando era pequeno adorava ir no sítio de minha vó no interior de São Paulo, pois lá tinha muitas arvores frutíferas e uma em especial era a goiabeira, onde eu podia subir e me deliciar com as goiabas direto do pé. Hoje vejo que comendo uma goiaba basta para ingerirmos a quantidade diária de vitamina C, ou seja 75 mg para mulheres e 90 para homens. Porém para Balz Frei, pesquisador do Instituto Linus Pauling, no Estados Unidos, esse valor não é apropriado. Ele informa que o valor recomendado seria de 200 mg diárias para um adulto. A vitamina C age como um antioxidante no corpo, além de interferir na produção de oxido nítrico. Essas propriedades são importantes para o controle da pressão arterial evitando o derrame e o enfarto.

O campeão de vitamina C a frutinha Camu-camu, desconhecida ela tem em 100g pasmem a quantidade de 2.606 mg, já em segundo lugar esta uma fruta bem conhecida a Acerola que em 100g tem 1.046 mg ou seja basta 10 unidades. Já mais adiante encontramos a graviola com 286 mg em uma metade da fruta. O caju com 219 mg também em 100g, o pimentão verde com 140 mg, a mexerica ou também conhecida como bergamota com 140mg em 125g e finalmente a laranja pera com 85 mg em 160 g ou seja uma unidade, e em um copo de suco de laranja industrializado você obterá 64mg.

Felizmente uma boa alimentação supre a carência de vitamina C. além de manter a pressão sobre controle e o cérebro afiado, o nutriente auxilia na prevenção da osteoporose, por ser um potente antioxidante, pode reduzir o risco de tumores inibindo anos oxidativos no DNA, explica o nutricionista da Universidade Federal de São Paulo. Uma importante informação é que, quando se extrapola no ácido ascórbico, ele passa a ter a função contraria se tornando pró-oxidante. Ai as células correm alto risco. Uma vez danificadas elas podem sofrer mutações genéticas e facilitar o desenvolvimento de tumores. Neste caso não se deve ultrapassar o limite máximo que é de 2.000 miligramas ao dia.

A vitamina C é uma substância bastante instável. Assim que entra em contato com o ar, começam a ocorrer reações químicas que a destroem. Se o suco estiver exposto à luz, a reação será mais rápida ainda. O gosto ruim, após alguns minutos, é resultado dessas reações. “Na primeira meia hora, a perda chega a 75%”, explica o bioquímico Julio Tirapegui, da Universidade de São Paulo. E não adianta nada colocar o suco na geladeira para conservá-lo; isso serve apenas para protegê-lo da luz, além de gelar.

  • Favorece a formação dos dentes e ossos;
  • Ajuda a resistir às doenças.
  • Previne gripes, fraqueza muscular e infecções.
  • Ajuda o sistema imunológico e a respiração celular,
  •  estimula as glândulas suprarrenais e protege os vasos sanguíneos. 

A vitamina C é importante para o funcionamento adequado das células brancas do sangue. É eficaz contra doenças infecciosas e um importante suplemento no caso de câncer. Também nos cosméticos ingredientes que compõe a sua fórmula são específicos para destruir os radicais livres, partículas invisíveis que causam o envelhecimento, também revitaliza a pele por meio da regeneração das células, removendo as machas da pele. Em testes clínicos comprovou-se que a substância estimula a criação de colágeno na pele. “O prático da vitamina C quando aplicada diretamente na pele, cria um aumento na produção local de colágeno”, diz a dermatologista Maria Fernanda Gavazzoni, chefe do ambulatório geral de dermatologia do Instituto Professor Azulay, da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. A médica explica que existem diversas enzimas relacionadas à produção de colágeno que necessitam da vitamina C para atuar em sua forma plena.

 

[wpsr_facebook]

Share and Enjoy !

Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *