Você sabe a diferença entre o sal e o sódio?
Você sabe qual a diferença entre o sal e o sódio? Muitas vezes eles são confundidos, eles aparecem nos rótulos dos produtos que você compra. Basicamente o sal de cozinha é cloreto de sódio, ou seja, ele é formado por átomos de cloro e átomos de sódio. Os cristais de cloreto de sódio contêm 40% por cento de sódio e 60% de cloro. Deste modo, a quantidade de sódio precisa ser multiplicada por 2,5 para indicar o total de sal de cozinha presente no produto.
O sódio por ser um mineral tem a propriedade de ajudar no controle do volume de líquidos contidos nas células do sangue, regulando assim a pressão arterial. Também tem a função de dar sabor e conservação aos alimentos. Segundo o Ministério da Saúde a quantidade diária de sódio para um adulto é de 1,7 gramas, o que dá precisamente 5 gramas de sal. E um exemplo vemos que um pacote de miojo que é macarrão instantâneo mais comprado, possui: 1.760 mg de sódio se aplicarmos o cálculo 1760mg x 2,5 = 4400mg e dividindo por 1000, saberemos quanto sal existe no miojo ou seja contém 4,4 gramas de sal em cada embalagem. Então na verdade estamos consumindo 4,4 gramas de sal e não 1760mg que consta na embalagem que é 1,76, mas não de sal e sim de sódio.
Hoje no Brasil há um consumo alarmante de 13 gramas de sódio mais do que o dobro recomendado pelo Ministério da Saúde. A causa são os produtos campeões de sódio, tais como: salsicha, presunto, mortadela, salame, shoyu, catchup, bacon, bacalhau, carne de sol, sopas instantâneas, caldos de carne, batata palha, salgadinhos prontos em pacote. Você pode tomar uma atitude simples para diminuir a quantidade de sódio em sua alimentação, observe sempre os rótulos dos produtos que compra, preferindo sempre aquele que contenha menos sódio. Evite comidas pré-prontas na maioria das vezes elas contem muito sódio para que não estraguem. Experimente outros temperos, tais como salsinha, orégano, manjericão, azeite entre outros. Adote hábitos alimentares mais saudáveis e assim terá saúde e menos sal.
Gostou desta publicação? Deixe seu comentário