Durma Melhor
Alguns alimentos que você come influenciam diretamente o seu sono, e dormir bem é vital para ter mais saúde e disposição. Noites mal dormidas podem causar problemas de memória, diminuir o rendimento no trabalho, afetar o humor e até contribuir para doenças do coração, obesidade e diabetes. Veja abaixo o que fazer para ter uma noite de sono melhor:
- Evite fazer refeições pesadas (com muita gordura ou muita proteína) e comidas muito temperadas por um período de 4h antes de ir dormir.
- Pare de consumir alimentos com cafeína cerca de 6 horas antes de ir para a cama. Se você costuma dormir às 22h, evite tomar café, refrigerantes à base de cola, chá verde, chá mate e chocolate depois das 16h.
- Há remédios que contêm altas doses de cafeína, como analgésicos, diuréticos, remédios para emagrecer e antigripais, e podem atrapalhar o seu sono. Se você tiver dificuldades para dormir e estiver tomando algum desses medicamentos, converse com o seu médico.
- O álcool pode ajudar a pegar no sono mais rápido, mas prejudica sua qualidade. Se beber durante a noite, intercale a bebida alcoólica com copos de água para dissolver o álcool e minimizar os efeitos.
- Não fume. Além de fazer mal à saúde, a nicotina presente no cigarro é tão estimulante quanto a cafeína.
- Não vá para a cama de barriga vazia. O ideal é tomar um lanchinho leve, com alimentos ricos em triptofano, como leite e outros alimentos lácteos (como queijo, iogurte, etc.), nozes, sementes, banana, mel e ovos, que podem ser combinados com pequenas doses de carboidratos como bolachas, pão, biscoito água e sal, cereais, etc.
- Algumas situações do dia-a-dia são capazes de tirar o sono. O problema é quando a essa insônia fica rotineira: pode causar depressão, dificuldade de concentração, cansaço e irritabilidade.Esse distúrbio do sono costuma surgir por diversos fatores, como mudanças de hábitos, ansiedade ou estresse. A insônia mais comum é que some em até três meses, chamada de transitória: ela aparece por alguma razão identificável, como alteração nos horários.Ter uma alimentação saudável, não ingerir café ou qualquer outra substância estimulante antes de dormir e evitar fumar e a ingestão de bebidas alcoólicas é fundamental para a qualidade do sono. Praticar exercícios também ajuda o organismo: o consumo de energias faz o corpo querer descansar mais facilmente.
Veja algumas dicas para evitar a insônia:
- Coma mais alimentos ricos em antioxidantes (tais como vegetais de folhas verdes) e frutas (como amoras, romãs e cerejas).
- Coma carnes magras, peixes de água fria ou feijão para a proteína.
- Beba ao menos 8 copos de água por dia.
- Evite fazer atividades físicas à noite: se exercitar depois do jantar estimula o corpo.
- Alguns chás naturais, como o de camolila e valeriana, têm propriedades calmantes e tomá-los quentes ajuda a relaxar o corpo.
- Use óleos alimentares saudáveis, tais como azeite ou óleo vegetal.
- Evite alimentos industrializados: são ricos em gorduras trans (bolachas, bolos, batatas fritas e alimentos processados). Evite também comidas à base de produtos refinados, como pães brancos, massas e açúcar.
- Coma alimentos ricos em caboidratos fibrosos com baixo teor de gordura: eles ajudam a aumentar a produção de serotonina e melatonina, componentes químicos que estão associados ao sono (cereais sem açúcar, biscoitos integrais ou um snack de granola com leite quente ajudam a dormir).
Fonte: webmd.com