Você conhece a doença do beijo que é transmitida pela saliva?

beijo

Vírus do beijo

Se não conhece, como eu também não conhecia, ela é transmitida pela saliva contaminada através de um simples beijo. É a mononucleose infecciosa. Tem coisa melhor que um bom beijo. Mas fique calmo, não qualquer saliva apenas as infectadas! A questão é como saber se a pessoa que estou beijando está infectada? É só perceber os sintomas da mononucleose.

Segundo a infectologista, Eliane Tiemi Ioke, da Beneficência Portuguesa, essa é uma doença causada pelo vírus Epstein-Baar, que acomete principalmente adolescentes e jovens, entre 15 e 25 anos, pois está vinculada ao comportamento. A transmissão é via a saliva, o que ocorre mais frequentemente na transmissão de um beijo, mas uma conversa bem próximo também pode contaminar.

Diagnóstico e tratamento

Após a transmissão, o vírus pode ter um período de incubação de 45 dias, ou seja, os sintomas podem demorar  a aparecer. Os sintomas são febre, gânglios inchados no pescoço, dor de garganta, tosse dor generalizada nas articulações e manchas na pele. A infectologista Eliane afirma que o diagnóstico é clinico e o médico irá acompanhar a evolução do quadro e prescreverá medicações sintomáticas, como remédio para febre e dor.

Como a doença e transmitida através da saliva a única forma de prevenção é evitar o contato com a secreção oral da pessoa infectada. De acordo com Eliane, o corpo tem uma memoria imunológica e, por isso, se a pessoa já teve mononucluose, ela não terá novamente.

Share and Enjoy !

Shares

Talves você também tenha interesse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.