O magnésio é um mineral encontrado nos alimentos e é responsável por mais de 300 processos no corpo relacionados com enzimas, o magnésio pode ajudar a prevenir ou combater muitas doenças crônicas. Caso você sinta insônia, enxaqueca, e variações dos níveis de açúcar no sangue, provavelmente você esta com falta de magnésio em seu organismo.
E a falta prolongada deste mineral no organismo pode evoluir para patologias cardiovasculares, digestivas, urinarias metabólicas, musculares, neurológicas e mentais. O corpo contem somente 28 g de magnésio porem esta quantidade é fundamental a varias funções corporais. Muitas pessoas não possuem uma reserva adequada de magnésio, geralmente porque confiam muito nos alimentos processados. Esses alimentos contem uma quantidade muito pequena de magnésio. E o estresse, atividade física intensa, ou associação com medicamentos podem consumir muito rápido o magnésio em nosso corpo.
É o magnésio que regula o cálcio, interage com o zinco, as vitaminas e os nutrientes antioxidantes, sendo o nutriente que ajuda a controlar o estresse, combate a diabetes, ajuda a combater os problemas osteoarticulares e retarda o envelhecimento. A fonte natural do magnésio são os alimentos, principalmente as folhas verdes, já que ele esta na base da clorofila, os cereais, os frutos do mar, as plantas oleaginosas, as leguminosas e as sementes. Um dos alimentos mais ricos em magnésio é a noz considerada indispensável para que deseje combater a fadiga. O magnésio também pode ser encontrado nas formas de aspartato de magnésio, carbonato de magnésio, gluconato de magnésio e sulfato de magnésio.
Um dos minerais mais versáteis, o magnésio está envolvido na produção da energia. Na função dos nervos, no relaxamento muscular e na formação de ossos e dentes. Juntamente com o cálcio e o potássio, o magnésio regula o ritmo cardíaco e a coagulação sanguínea; ele também ajuda na produção e na utilização de insulina. Pesquisas recentes indicam que o magnésio é benéfico para a prevenção e o tratamento das doenças cardíacas. Alguns pesquisadores especulam que, se bebêssemos água com altos níveis de magnésio diminuiriam em 19% as mortes decorrentes de ataque cardíaco, pois ele parece diminuir a pressão arterial e inibe a formação de coágulos sanguíneos.
O magnésio também tem a propriedade de relaxante para esportistas, e ajuda na TPM e as cólicas menstruais ajudam a aumentar a densidade óssea nas mulheres pós-menopáusicas. Também expande as vias respiratórias, ajudando no tratamento da asma e das bronquites.
De quanto você precisa
A ingestão diária recomendada de magnésio é de 300 mg para adultos, diariamente. Doses mais elevadas são prescritas para tratamentos médicos. Em grandes quantidades o magnésio pode provocar fraqueza muscular, letargia, confusão mental, e dificuldade de respirar. A super dosagem de magnésio, contudo, é rara porque o magnésio é rapidamente eliminado pelos rins.
O magnésio é bem mais absorvido quando tomado às refeições. Se por acaso tiver desarranjo intestinal, experimente o sulfato de magnésio ou o gluconato, pois são mais suaves para o trato digestivo.