Anvisa abre consulta pública para banir os agrotóxicos parationa metílicia e forato, prejudiciais à saúde humana

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta segunda – feira (23/1), duas consultas públicas recomendando o banimento dos agrotóxicos parationa metílicia e forato. As recomendações da Anvisa estão baseadas em estudos científicos que relacionam o uso desses agrotóxicos a problemas de saúde devido a sua toxidade. “Nossa medida…

Continue lendo

Dislexia, você sabe o que é ou tem?

Dislexia, você sabe o que é ou tem?   A dislexia é mais freqüentemente caracterizada por dificuldade na aprendizagem da decodificação das palavras. Pessoas disléxicas apresentam dificuldades na associação do som à letra (o princípio do alfabeto); também costumam trocar letras, por exemplo, b com d, ou mesmo escrevê-las na…

Continue lendo

Três regras para comer no verão!

Três regras para comer no verão! Se acha que as queimaduras de sol são os maiores problemas do verão deveria levar em conta o seguinte: todo ano, milhões de pessoas com casos de intoxicação alimentar são notificadas e, segundo os especialistas, há mais desses casos no verão do que em…

Continue lendo

O que é o Crudivorismo?

O que é o Crudivorismo? Na pratica os crudívoros só comem alimentos de origem vegetal crus ou aquecidos a temperaturas abaixo de 40o C. Segundo a Dra. Vandeli Marchiori, secretária  geral da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva, a vantagem de submeter os alimentos ao cozimento brando é que as concentrações…

Continue lendo

Pequenas e maravilhosas sementes

Pequenas e maravilhosas sementes   Pequena no tamanho e grandes e cheias de nutrientes. As sementes de linhaça, abóbora, girassol e gergelim são fontes de fibras, vitaminas, sais minerais, proteínas e antioxidantes. Regularizam o funcionamento do intestino, protegem das doenças cardiovasculares, combatem o envelhecimento e ainda são fontes de magnésio, essencial na formação do esqueleto…

Continue lendo

O controle da glicemia através da chia.

O consumo da chia pode controlar os níveis de glicemia( quantidade de açúcar no sangue), melhora do perfil lipídico (gordura do corpo), a função endotelial (células que revestem os vasos sanguíneos e o coração), a coagulação e o status de ferro. Dessa forma, pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares,…

Continue lendo

Misturas aromáticas de hortaliças

  Como havia mencionado no post anterior hoje falarei a respeito das misturas aromáticas de hortaliças, muito apreciadas no Mediterrâneo e na América latina. Os tomates e as cebolas são os principais ingredientes aromatizantes muito utilizados na culinária ocidental e mediterrânea. O mirepoix (leia-se mirepoa) é um importante tempero basico da culinária francesa. Composto de cenouras bem picadas,…

Continue lendo