Os alimentos para viver mais e melhor

Há décadas busca-se a longevidade. Neste sentido o ditado popular “melhor prevenir do que remediar” torna-se lei, pois não há nada mais sábio que buscar reservas nutricionais e conquistar um corpo fortalecido numa alimentação balanceada. Apenas 25% dos genes são determinados no momento do nascimento por heranças familiares, o restante é determinado e modulado ao longo da vida com hábitos e estilo de vida. Comer de maneira saudável e equilibrada, evitando exageros pode evitar o envelhecimento precoce, diz a nutricionista Robena Molinari.

Os alimentos indispensáveis para uma alimentação saudável e ter uma vida com mais qualidade e que não devem faltar em sua mesa são: Tomate é super poderoso no combate a ao aparecimento de tumores, principalmente os da próstata, do pâncreas e do pulmão, pois reduz os níveis de colesterol ruim e ajuda a controlar a pressão arterial. Seu ótimo desempenho se deve à presença de licopeno, carotenoide que da cor ao alimento e combate a degradação causada pelos radicais livres no organismo.

O alho como alimento é analgésico, antioxidante, anti-inflamatório, anticoagulante… Por essas e por tantas outras, vale a pena encarar alguns momentos de habito ruim para se beneficiar com o consumo de alho. Ajuda a diminuir o colesterol e os triglicerídeos no sangue e combate doenças cardiovascular, auxilia no tratamento da hipertenção, no combate à formação de coágulos, prevenindo derrames e infarto. Contem enxofre, que reduz os efeitos de nitratos e nitritos altamente cancerígenos e que se formam na preparação de carnes cozidas em altas temperaturas, como o churrasco.

O brócolis faz parte dos alimentos funcionais, que são capazes de tratar ou prevenir doenças. Possuem elevados teores de vitamina C, minerais, fibra e baixo valor calórico, que o faz ser ótimo para que precise aplacar a fome e perder peso. Sua maior virtude esta no sulforafano substancia que relaxa as artérias e controla a pressão sanguínea; protegendo o estomago de gastrite e ulceras. Seus folatos ainda cuidam do cérebro, ajudando na prevenção da doença de Alzheimer. O consumo de uma xícara de chá por dia é suficiente. Azeite o azeite contem ácidos graxos monoinsaturados, gorduras de boa qualidade que protegem o coração. Rico em vitamina E, tem importantes propriedades antioxidantes, auxiliando no combate aos radicais livres.

Também possui esqualeno e oleocanthal, antiinflamatorios que reduzem o colesterol e melhora a circulação do sangue evita tumores, evita a gastrite, afasta a gordura da região abdominal e combate o diabetes tipo 2. Nozes graças a suas gorduras poli-insaturadas e à arginina que atua na regeneração dos órgãos, podem ser chamadas de amigas do peito. Elas são ricas em vitamina E, e que tem a função antioxidante e reduz o risco de ocorrência de lesões causadas pelos radicais livres nas células, câncer e doenças do coração. Também são ricas em vitaminas do complexo B e potássio, dando energia a todas as células do corpo.

A linhaça um ótimo alimento rica em ômega 3 e 6 gorduras essenciais capazes de diminuir o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos, através da inibição de enzimas produtoras desses compostos. Atua diretamente na parede de vasos e artérias, prevenindo o aparecimento de placas de gordura. Também é rica em fibras, que auxiliam no controle glicêmico e no bom funcionamento intestinal. Chá Verde possui capacidade de desintoxicar o organismo, pois ativa enzimas no fígado que eliminam toxinas. Rico em polifenois como as catequinas tem propriedades anticancer e melhora o sistema imunológico, aumentando as células de defesa. Ainda reduz os níveis do colesterol LDL e de triglicérides e aumenta os do HDL, o bom colesterol.

Uva as uvas, em especial as de coloração que vão do vermelho ao preto são alimentos importante que agem a favor da saúde do coração. Os principais antioxidantes na fruta são os flavonoides e o revesratol. Rica em antocianinas substancia antioxidantes e anti-inflamatórias, inibe a produção de radicais livres, combate o envelhecimento precoce e previne doenças, incluindo o câncer. Possuem fibras, licopeno, cálcio, fósforo, potássio, e vitaminas A e C.

[wpsr_facebook] [wpsr_sharethis]

Share and Enjoy !

Shares

Talves você também tenha interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *