Olhos secos! O que saber a respeito.

Uma praga dias modernos, secura ocular também pode ser causada por: tempo excessivo gasto no computador, ver televisão, baixa umidade, a cirurgia LASIK, sono inadequado, desidratação, e pode ocorrer como conseqüência de muitas drogas, incluindo anti-histamínicos, cafeína, álcool e estrógenos. Além disso, a secura dos olhos pode ocorrer em um número de condições tão diversas.

Os sintomas de olho seco

O olho seco pode causar dor nos olhos, irritação, vermelhidão, distúrbios visuais, sensação de corpo estranho, visão turva, sensibilidade à luz e aspereza. Em condições de olho seco, os olhos também pode sentir-se cansado com sensações de ardor e queimação. As pessoas que usam lentes de contato pode ter problemas usando suas lentes por períodos prolongados.

Consequências do Olho Seco

O olho seco é causado por um aumento da taxa de evaporação do filme lacrimal ou uma diminuição da taxa de produção do filme de lágrima. Ao longo do tempo, o olho seco pode conduzir a problemas de visão, causando sofrem a necessidade de lentes prescrições mais fortes a cada dois anos. Além disso, o olho seco pode contribuir para a vermelhidão ocular e ao rasgamento, assim como rugas.

Coma peixe duas vezes por semana

O peixe é rico em ácidos gordos omega-3 que demonstraram reduzir os risco de síndroma de secura dos olhos. Se não gosta de peixe, experimente suplementos de óleo de peixe.

Use sempre óculos de protecção 

Quando for nadar ou trabalhar em carpintaria. Uns bons óculos para natação protegem os olhos do sal ou do cloro, enquanto óculos para proteger os olhos na carpintaria evitam que pedaços de madeira causem lesões na córnea.

Dirija as entradas de ar no carro para baixo, para os pés – não as vire para os olhos. O ar condicionado seco absorve a humidade dos olhos como se fosse uma esponja, por isso dirija as saídas de ar evitando que vão para cara. Secagem excessiva pode causar desgaste na córnea e até cegueira.

Cozinhe com cebola roxa, de preferência. A cebola roxa contém mais quercetina, um anti-oxidante que se pensa que protege os olhos de desenvolverem cataratas.

Use óculos de sol sempre que sair de casa. Não só bloquearão a luz intensa do sol, mas também protegerão os olhos dos efeitos de secura provocados pelo vento.

Coma batata-doce hoje mesmo. Rica em vitamina A, esta batata é especialmente boa para melhorar a visão nocturna.

Remova a pintura dos olhos todas as noites. Isto evitará que pequenas partículas acabem dentro dos olhos afectando a córnea.

Tome um suplemento de arando (uva-do-monte) todas as manhãs. As bagas contêm componentes que se chamam antocianósidos que podem ajudar a proteger a retina contra a mácula degenerativa. Suplementos de arando vendem-se na maioria das farmácias.

Use sempre uma toalha limpa para limpar a cara. Partilhar toalhas de cara ou esponjas com outros é uma maneira certa de se apanhar conjuntivite ou outra infecção ocular.

Use sempre um chapéu grande ou barrete com os seus óculos de sol. Um chapéu de aba larga previne cerca de 50% de radiação dos raios UV e reduz a quantidade de raios que possam penetrar nos olhos por cima ou pelos lados dos óculos.

Coma espinafres duas vezes por semana. Podem ser cozidos no vapor, salteados com azeite e alho ou numa sopa. Não importa como, mas comam-nos regularmente sem falta. Há estudos que demonstram que a luteína, abundante nos espinafres, poderá prevenir a degeneração macular provocada pela idade, e as cataratas.

Quando está a trabalhar ou a ler, ponha o seu despertador para tocar cada 30 minutos. Utilize isto para se lembrar que deve levantar os olhos e olhar para um ponto distante durante 30 segundos. Isto ajuda a prevenir cansaço dos olhos e esforço ocular.

Meça a sua tensão arterial todos os meses. Pode fazer isto em casa com um monitor de pulso. A tensão arterial alta, se não for vista, pode danificar os vasos sanguíneos nos olhos.

Baixe a temperatura dentro de sua casa. O calor seca o ar o qual, por sua vez, provoca secagem nos olhos. Poderá também tentar colocar um humidificador ou juntar muitas plantas na sala onde passa mais tempo.

Ande a pé pelo menos quatro vezes por semana. Há indícios de que exercício regular pode reduzir a tensão ocular em pessoas que têm glaucoma.

Utilize ervas e especiarias em vez de sal. O excesso de sal na alimentação pode aumentar o risco de certos tipos de cataratas, por isso mantenha-se longe das coisas salgadas. E enquanto retira o sal da sua dieta, não se esqueça do sal contido nos alimentos processados. Verifique os rótulos que dizem “sem sal”, “sem sódio”, “baixo valor de sal” ou “baixo valor de sódio” nas embalagens de enlatados ou outros alimentos pré-preparados.

Óculos de sol cinzentos ou cor de âmbar?

Resposta: Cinzentos. Os óculos cinzentos são os que menos alteram a cor original – é importante quando se está a conduzir.

Ponha um pouco de óleo de essência de jasmim ou baunilha no seu braço e cheire.
O investigador Alan Hirsh da organização Smell and Taste Treatment Research Foundation (“Fundação para a Investigação de Tratamento através de Cheiro e Paladar”) sediada em Chicago, diz que jasmim aumenta as ondas beta na zona frontal do cérebro, promovendo o estado de alerta (acordado) e permitindo que foquem melhor e com maior acuidade. Os três cheiros estimulam o sistema límbico do cérebro, que por sua vez estimulam os bastonetes nos seus olhos que lhe permitem ver quando existe pouca luminosidade.

fonte seleccoes/dicas_curtas_cuide _bem_dos_seus_olhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *