Proteja seu corpo com os superalimentos

Em média três vezes por dia, todos os dias, você tem a oportunidade de proteger seu corpo dos efeitos do envelhecimento. Durante um único ano, há mais de 1.000 possibilidades de aumentar a sua imunidade e curar doenças. Os efeitos que a alimentação causa em nossa sáude não são mais questionaveis. Na verdade, evidências a esse respeito surgem a toda hora. Estudos mostram os efeitos que alimentos como frutas e verduras exercem na prevenção de doenças. Até mesmo na era da conveniência, quando a chamada fast food  esta sendo bastante consumida, os alimentos básicos continuam sendo os melhores para a saúde

Por isso, a tática número um consiste em variar nas escolhas dos alimentos. Você pode cuidar da sua saúde com alimentos encontrados no supermercado mais próximo. Preferindo frutas e legumes frecos, você provavelmente terá uma vida mais longa e mais saudável. Esta é a regra geral. Toda vez que você seleciona, prepara e saboreia alguns dos superalimentos, esta na verdade tomando uma injeção de soro da juventude. Alem de nutrir o organismo estes alimentos ajudam também a prevenir, adiar ou eliminar muitos tipos de doenças e problemas de saude que podem acelerar o preocesso de envelhecimento, mais rápido do que você pensa.

Felizmente, alimentar-se da forma correta não é apenas uma questão de se privar de sobremesas deliciosas e reduzir a quantidade de frituras. Quando você opta por superalimentos, a muita coisa boa pela frente. Cada pedaço de brocolis ou maça, colherada de cereal de grão integral, cada porção de atum ou tofu que voce come, cada gole de água ou leite desnatado que você bebe contribui para  a sua saúde e preserva a sua juventude.

Ao contrário de que pensamos, os alimentos contem fórmulas mágicas como as presentes em rémedios tidos como milagrosos; eles realmente exercem em nosso corpo efeitos maravilhosos em termos de prevenção, proteção e cura. Alguns nos protegem ao aumentar a imunidade; outros limpam o trato digestivo e o deixam na mais perfeita ordem. E ainda há os que ajudam a reduzir o risco de cancêr, nos protegem de ataques cardiacos, mantem a capacidade do cerebro ao evitar derrames e perda de memória, fortalecem nossos ossos e preservam nossa visão.

Alguns alementos nutritivos e super protetores são mais preciosos que remedios milagrosos. Alimente-se deles e você fará um maravilhoso favor a sua saúde. Relacionaremos os nomes dos 20 superalimentos protetores, o seu melhor seguro contra o envelhecimento precoçe, que podem ajudar na defesa de cada parte de sua mente e de seu corpo, pela vida inteira. Qual o resultado efetivo desta boa alimentação? Você mais jovem, porque o alimento não é apenas um construtor mas um protetor.

E ao ingerir os superalimentos recomendados por especialistas você estará realmente usando a melhor tática para se proteger do envelhecimento. Alimentar-se com base em uma dieta que faça bem ao coração é uma das formas mais eficazes de previnir o entupimento das artérias diz o nutricionista Dra. Julie Avery. O mais importante é manter níveis baixos de gordura  total e saturada. É claro que você pode reduzir drasticamente a gordura animal de sua alimentação e aumentar todos os nutrientes sem deixar de comer carne e seguir uma dieta vegetariana. Mas a Dr Avery indica outra estratégia: sugiro a todos substituirem algumas das refeições de carne por, no mínimo uma ou duas refeiçãos de peixe e uma ou duas refeições tipicamente vegetarianas a cada semana.

Incluir peixe é uma otima estrategia par proteger o coração já que os peixes têm muito menos goduras total e saturada. Alem do mais os peixes de aguas frias, como o salmão o atum e cavalinha, abrigão outro segredo na luta contras as doenças do coração, eles contem ácidos graxos ômega 3, que os ajudam na adaptação da água fria em que vivem. Os ácidos graxos ômega 3 são considerados benéficos para o coração por varios motivos. Podem auxiliar na diminuição da pressão arterial.

Há tambem evidencias de que o sangue coagule alem do tempo. Isso é benefico porque, quando o sangue coagula em exesso, as arterias podem ficar entupidas. Outros estudos mostraram que os acidos graxos ômega 3 estimulam as lipo proteinas de alta desnidade (HDL), consideradas como o colesterol bom, que ajudam a limpar da corrente sanguinea as lipo próteinas de abixa densidade (LDL)   o colesterol ruim. A proteína vegetal especialmente a da soja pode ajudar a manterá as válvulas do coração abertas.

A proteína da soja tem outro grande trunfo: os fitoestrogênios. Os fitoestrogênios ajudam na redução dos níveis de colesterol, principalmente os de LDL, considerados os mais perigosos. Também a função de algumas vitaminas comuns do complexo B na proteção da saúde do coração, são elas a vitamina B6 e B12 e o ácido fólico. Os mais eficazes na proteção do coração contêm o complexo B mais vitamina E  fitoestrogênios da soja.

Veja as porcentagens recomendadas pelo Índice Diário de Referência para adultos que consomem 2.000 calorias diárias.

Os 7 mais

Espinafre cozido (1/2 xícara)Vitamina B6: 11%Vitamina E : 5%Folato: 33%

Cálcio: 12%

Magnésio: 20%

Potássio: 12%

Ervilha seca cozida (1/2 xícara)Espinafre cozido (1/2 xícara ) Vitamina B6: 3%Folato: 26%

Cálcio: 11%

Magnésio: 11%

Potássio: 10%

 

Ervilha seca cozida (1/2 xícara)Espinafre cozido (1/2 xícara ) Vitamina B6: 3%Folato: 26%

Cálcio: 11%

Magnésio: 11%

Potássio: 10%

 

Brócolis cozido (1/2 xícara)Vitamina B6: 6%Vitamina E : 7%Folato: 10%

Cálcio: 4%

Magnésio: 5%

Potássio: 7%

 

Leite desnatado (1/2 xícara)Vitamina B12: 15%Vitamina B6 : 5%Cálcio: 28%

Magnésio: 6,5%

Potássio: 11%

 

Feijão cozido (1/2 xícara)Vitamina B6 : 6%Folato: 29%Cálcio: 3%

Magnésio: 10%

Potássio: 10%

Germe de trigo  (2 colheres de sopa)Vitamina B6 : 7%Vitamina E: 13%Folato: 12%

Cálcio: 28%

Magnésio: 11%

Potássio: 4%

 

Mamão papaia médio  Vitamina E: 17%Folato: 29%Cálcio: 7%

Magnésio: 8%

Potássio: 22%

 


 

Como generosas fontes de vitamina E encontramos o aspargo, as mangas, gérmen de trigo e cereais de grãos integrais e tem baixo teor de gordura. O segredo é fazer uma escolah inteligente.

 

No próximo post vamos falar dos superalimentos que protegem os intestinos.

Até lá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *