O que é meteorismo?

Flatulência, aerofagia ou meteorismo

Hoje com a vida corrida o stress a falta de alimentação correta ou mesmo a falta de uma orientação alimentar somos acometidos do que podemos chamar de flatulência, aerofagia ou meteorismo. A flatulência é o acumulo de gases no estômago, acompanhado de suscetíveis arrotos, e o meteorismo é a distensão do tubo intestinal por excessiva formação e consequente acumulação de gases, com fortes dores na região do abdômen.

Muitas vezes a causa destes transtornos é a aerofagia, agravada por espasmos dos órgãos localizados no abdômen, dificultando assim a expulsão dos gases, e pela insuficiente produção de sucos digestivos, que provoca fermentação intestinal, fazendo com que os gases fiquem envoltos em uma espuma impossibilitando a absorção pelas paredes intestinais. A origem também esta nos hábitos de vida nocivos à saúde; como a alimentação inadequada e vida sedentária, que geram uma reação em cadeia aumentando ainda mais os sintomas.

Recorrendo-se aos métodos naturais de tratamento tanto a flatulência como o meteorismo podem ser definitivamente curados. Para preveni-los basta seguir uma dieta alimentar apropriada e dedicar-se a pratica de esportes e yoga. É preciso ainda destacar a pratica da mastigação lenta e completa e não se tomar líquidos durante as refeições. Inclua se possível nas refeições o abacaxi, pois este estimula a produção de sucos gástricos e o mamão papaia que favorece as funções intestinais. Algumas receitas como a que segue são ótimas contra gases:

Salada de alho porro

Ingredientes: Alguns talos de alho porro, azeite de oliva, suco de limão. Modo de fazer: refoque os talos de alho porro previamente limpos e lavados em um pouco de azeite de oliva e um pouco de água. Retire-os e corte em rodelas finas, deixando-os de molho em bastante suco de limão, por 15m. Depois adicione sal e regue com o molho que sobrou na frigideira no qual foram refogados.

 Faça caminhadas diárias aliada a uma alimentação saudável, elas põem fim a este desagradável problema. Para favorecer a expulsão dos gases faça exercícios respiratórios de quatro tempos dois longos (inspiração e expiração) e dois curtos pausa entre a inspiração e expiração. Para executa-los deve-se começar inspirando com a narina esquerda  fechando-se a direita  até sentir o pulmão cheio retenha o ar prenda o a narina esquerda  e solte pela direita que estava presa. Repita o processo agora com a narina direita e depois com as duas narinas ao mesmo tempo. Expire lentamente junto com as pulsações cardíacas até esvaziar completamente os pulmões, faça uma pausa e repita o processo novamente cada pausa com 2 segundos de duração.

A flatulência, ou gases estomacais, pode ser tratada também com óleos essências, neste caso com a essência de anis (Pimpinella anisum )e menta (Mentha piperata), tomadas na dosagem de quatro gotas três vezes ao dia. Ambos agem para dissipar a aerofagia, o meteorismo, as dispneias nervosas, as flatulências e as colites. Para casos específicos alem das já citadas também os óleos de alecrim, (Rosmarinus officinalis), limão (Citrus limonum), coriandro (Coriandrumsativum). As essências podem ser tomadas na dosagem de quatro gotas, três vezes ao dia, com um pouco de água morna.

Uma dieta alimentar correta e a administração de preparados à base de determinadas plantas medicinais Põem fim ao problema de acumulo de gases no estomago ou nos intestinos. Você pode fazer uso da fitoterapia usando as seguintes ervas: Aipo infusão, colocar em um litro de água fervente 15g de semente de aipo e deixar em repouso até estar totalmente frio, coar e beber três xícaras por dia.

 

Camomila-romana infusão, deixar em infusão 15g de camomila-romana, deixar esfriar coar e beber de quatro a cinco xícaras por dia. Salvia Decocção: ferver 10g de salvia em um litro de água, por 15m. Retirar do fogo e deixar esfriar coar e beber de quatro a cinco xícaras por dia. Artemísia Infusão: deixar em infusão, por 20m, 15g de folhas, flores e raiz de Artemísia em um litro de água. Filtrar e beber de três a quatro xícaras por dia. Esta infusão não deve ser tomada por mulheres grávidas. Hortelã Infusão: adoçar um litro de água fervente e acrescentar 30g de folhas de hortelã. Filtrar o liquido e beber uma xícara de café antes das refeições.

Varias ervas Infusão:  colocar em um recipiente 30g de coentro e 30g de cominho, 30 de erva doce, e 60g de casca de limão. Colocar uma colher desta mistura em uma xícara de água quente deixar por cinco minutos, adoçar caso queira e beber em duas vezes. Na macrobiótica, a causa básica da flatulência e do meteorismo, reside em uma alimentação desequilibrada, contraria à ordem fisiológica natural, conjugada à falta de exercitação física adequada. Para resolver o problema de gases, recomenda-se a adoção de uma dieta macrobiótica básica que consiste em: Uma colher de chá de gersal ( mistura de gergelim com sal grosso na proporção de uma colher de sopa para uma de café de sal grosso triturados) nas refeições. Banchá com shoyu, tomar uma xícara de banchá com uma colher de café de shoyu após as refeições.

Chá de carqueja, colocar de um a dois talos de carqueja em dois copos de água fervendo e deixar em infusão por dois a cinco minutos. Tomar de duas a três xícaras por dia ate desaparecerem os sintomas. Carvão de lenha pulverizado, misturar uma colher de sopa de carvão vegetal moído e peneirado para que fique só o pó em meio copo de água morna e beber. Para a cura definitiva é imprescindível a eliminação de alimentos como o açúcar branco, carnes e todos os seus derivados, que dificultam o processo digestivo normal.

Através destas praticas você terá a cura porem a reincidência de a hábitos nocivos ou de alimentos que provocam a flatulência, como a farinha branca o açúcar refinado, frituras e alimentos muito gordurosos e condimentados você terá de volta os sintomas já descritos.

15 Comments

  1. Muito bom o artigo!

  2. Agradecia que me pudessem enviar via correio o livro medicinas alternativas que referem neste site como sendo gratuito.Fico a aguardar o vosso contacto.

    • Luiz Fokkelman

      Ana Gabriela,

      O livro em questão é so baixar pela neta clicando na imagem e então baixar para seu computador
      está disponível para download. Só vi hj sua pergunta. fique a vontade para baixar este bem como os outros tb.

  3. ivonildo venerotti guimaraes

    Gostei muito da publicação, pois aprendi tudo sobre gases, obrigado.

  4. Maria Luiza de Araujo

    Gostaria de obter informações para o problema q Estou passando.Muita Aerofagia,os gases palpitam chaqualham.Recostada ou deitada é pior.Qdo levanto e ando arroto mas melhora pouco.Estômago e barriga distendidos.Ronco dos gases.Parece q produzido muito mais do que coloco para expelir.Médico deu remédio para Digestão, Gases e Vermes.Tenho cachorro em casa.Voi caminhar mais.Não beber ,nem falar nas refeições, nemtomar líquidos.O médico não fez restrições a dieta.Só falou do Feijão e folhas(saladas).

    • Luiz Fokkelman

      Maria Luiza,
      Apesar de o médico ter passado algumm tipo de remédio, dependendo do que está provocando esses gases. Você pode experimentar as ervas que estão relacionadas no fim do post. são elas: A camomila, o chá de carqueja, a infusão de varias ervas, coentro, cominho,erva doce, e casca de limão. Procure sempre fazer caminhadas após as refeições, e de preferência a uma alimentação integral que tenha fibras, elas são como a vassorinha de nosso estomago, absorvendo essas flatulências que ficam no intestino.

  5. Flavia clementino

    Fui diagnosticada com sindrome do intestino irritavel.meu problema pior são os gases que vão pro estomago me causando muitas dores,me deixando de cama
    Essas dicas são indicadas para o meu caso?
    Gratidão

    • Luiz Fokkelman

      Olá Flavia,
      Então a síndrome do intestino irritável, não se sabe ainda o que a causa porem você pode fazer uso das dicas que estão no post. É imprescindível que você mude sua alimentação e deixe de consumir bebidas gaseificadas, alimentos gordurosos e glúten da sua alimentação, que são causadores dos gases. Beba muito líquidos e faça refeições pequenas evite as grandes. Espero ter ajudado.

  6. Jaime paulino

    bom artigo

  7. Jaime paulino

    Pretendo saber se estas dores abdominais podem localizar-se apenas numa região do abdomem por exemplo lateral direito ou esquredo

    • Luiz Fokkelman

      Jaime, sim as dores podem se localiza em apenas um dos lados do abdome. Esquerdo ou direito, e ainda superior ou inferior.Se faz necessário buscar sentir exatamente onde se localiza a dor, também é de importância fazer uma avaliação característica da dor, tipo se a dor é queimação, se provoca cólica, pontada tempo que leva e a sua intensidade.
      A dor abdominal na maioria dos casos não é indicação de nenhuma doença séria. E em boa parte são cólicas intestinais que estão associadas à uma alimentação gordurosa ou à algum alimento com data de validade ultrapassada podendo ter causado uma intoxicação alimentar. As dores de barriga leves, somem em algumas horas e estão associadas a dilatações do intestino por gases. Procure ter uma alimentação rica em fibras beba muito liquido, suco de abacaxi é muito bom. Persistindo as dores, procuro um medico de sua confiança.
      Espero ter ajudado.
      Luiz

      • Un plato exntrordiaario para, como bien dices, combatir estos meses de frio, y no por ser sencillo deja de ser importante, ya que las legumbres forman parte de nuestra rica dieta mediterránea, y con el añadido de las verduras, tan sanas, y el toque del chorizo, se convierte en un plato de categoría. ¡Da gusto ver la formación de la cazuelinas! :-)Un besín.

  8. Rosimeire Oliveira

    MUITO OBRIGADA PELAS INFORMAÇÕES, ME AJUDOU MUITO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *